Pére Lachaise
Pere Lachaise - Foto Jim Linwood CC BY
Pere Lachaise, Paris

Pére Lachaise, o cemitério dos famosos

Cemitério Père Lachaise  Bd. de Ménilmontant 75020 M Père Lachaise. Abre diariamente das 8h ou 9h até as 17h30 ou 18h, conforme a época do ano.

Mapa do Cemitério Père Lachaise

Visitar um cemitério?

Visitar um cemitério? Pois é, em Paris, até mesmo um cemitério acaba por se tornar uma atração procurada por milhares de visitantes todos os anos. (Afinal, as pirâmides do Egito não são também monumentos funerários?). O fato é que o Père Lachaise é provavelmente o mais famoso cemitério do mundo, não só por seus incríveis mausoléus e esculturas funerárias, como também pela celebridade de seus “moradores”. Quando foi o cemitério foi inaugurado, os parisienses mais abastados não se interessaram: era muito longe do centro e ficava em uma região habitada, na época, pela parcela mais humilde da população. Parece que, literalmente, “nem mortos” os ricos daquela época estavam dispostos a ficar perto dos pobres!

Até o começo do século XIX, só algumas centenas de pessoas se candidataram a adquirir jazigos. Em 1817, numa magistral jogada publicitária, foram levados para o Père Lachaise, não sem grande alarde, os restos mortais de Abelardo, Heloísa, La Fontaine, Molière e outros personagens famosos. Funcionou; muita gente começou a se interessar em ter na vida eterna vizinhos tão renomados. Poucos anos depois, já havia ali mais de 30 mil túmulos. Foi preciso expandir o cemitério por cinco vezes entre 1824 e 1850.

Vídeo sobre o Père Lachaise

Seus “moradores famosos”

Lá estão enterrados muitos homens e mulheres célebres, como Guillaume Apollinaire (o poeta), Honoré de Balzac (o autor de La Femme de Trente Ans), Sarah Bernhardt (a mais famosa atriz de teatro da sua época), Frédéric Chopin (o magistral compositor), Auguste Comte (o filósofo positivista), Gay Lussac (o responsável pelos graus GL das garrafas de vinho que você beberá em Paris), o barão de Haussmann (o homem que deixou Paris com a cara que tem hoje), Allan Kardec (o criador do espiritismo), Ferdinand Lesseps (o do canal de Suez), Amedeo Modigliani (o pintor), Édith Piaf (a cantora), Marcel Proust (autor de Em busca do tempo perdido), Oscar Wilde (o genial e sofrido escritor homossexual), e Jim Morrison (o vocalista do The Doors).

Abelardo e Heloísa, enfim juntos

É triste lembrar que Abelardo e Heloísa, depois de tragicamente separados durante a vida, só vieram a se reencontrar no Père Lachaise. Apesar de o cemitério ser bem vigiado, às vezes acontecem fatos lamentáveis. A lápide de Jim Morrison, por exemplo, foi roubada por algum fã maluco ou por algum espertalhão interessado em fazer dinheiro com ela.

Um cemitério que foi cenário de acontecimentos históricos sangrentos

O Père Lachaise é também conhecido por acontecimentos históricos sangrentos. Foi ali que, em março de 1814, inconformados pela abdicação forçada de Napoleão, estudantes entrincheiraram-se, enfrentando soldados russos, que só conseguiram tomar o cemitério numa terceira investida. Durante a Comuna de Paris, houve no cemitério combates que duraram uma semana, com os revolucionários acuados entre as tropas prussianas e as forças de Adolphe Thiers (chefe do poder executivo francês). Mais de mil pessoas morreram e os quase 150 sobreviventes capturados foram fuzilados.

Adolphe Thiers foi enterrado em 1877 nesse mesmo cemitério onde caíram aqueles que mandou executar. O Père Lachaise é hoje um luxo para poucos defuntos: é preciso ser habitante de Paris e ter dinheiro para ser enterrado ali. Um pedacinho de terreno de 2m2 está “pela hora da morte”: alguns milhares de euros. Não é fácil passar a eternidade em tão seleta companhia!

Saiba mais sobre o bairro de Bastille, onde fica o Pére Lachaise

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França