New York e a independência dos EUA
Assim como, no Brasil, a derrama e os altos impostos cobrados por Portugal levaram à Inconfidência Mineira, as taxas excessivas que a coroa britânica impôs às colônias geraram descontentamento e criaram empecilhos ao comércio.
Motivada pela insatisfação e inspirada nos ideais iluministas vindos da Europa, a elite intelectual das colônias, em boa parte composta por membros da maçonaria, começou a se mobilizar em busca da independência criando a organização secreta de oposição ao domínio britânico Sons of Liberty (Filhos da Liberdade), que teve forte atuação em New York.
A Independência dos Estados Unidos: uma guerra sangrenta
Mas ao passo que, ressalvado Tiradentes e alguns conflitos na Bahia, no Brasil tudo se resolveu pacificamente às margens plácidas do Ipiranga, a independência dos EUA foi resultado de batalhas sangrentas entre o exército britânico e os colonos, chamados pejorativamente pelos ingleses de yankees (nome hoje ostentado com orgulho pelo time de baseball nova-iorquino). Importantes conflitos armados das guerras da independência ocorreram em New York, como as Batalhas do Harlem e do Brooklyn.
Vídeo sobre a guerra de independência dos EUA
Julho de 1776: a independência americana foi proclamada
Em 1775, o governador inglês foi afastado e, em julho de 1776, a independência dos EUA foi proclamada, mediante a assinatura, por representantes de cada uma das treze colônias, do histórico documento elaborado pelos pesos-pesados Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e John Adams.
Os britânicos não tardaram a reagir e os arredores de Nova York tornaram-se cenário de violentos combates. Após a tomada do estratégico Fort Washington, no norte de Manhattan, as tropas inglesas ocuparam a cidade, que só foi recuperada pelos americanos em 1783.
George Washington, o primeiro Presidente dos Estados Unidos
Foi no Federal Hall, na Wall Street, em New York, que George Washington tomou posse como o primeiro Presidente dos Estados Unidos em 30 de abril de 1789.
Durante um curto período, Nova York foi capital dos EUA. Sua população na época era de 33 mil habitantes.
Em 1792, New York ganhou sua primeira Bolsa de Valores, que funcionava na rua, à sombra de uma árvore. A rua? Wall Street, claro.
Uma nova guerra contra os ingleses em 1814; a independência dos EUA ameaçada
Uma interrupção no crescimento aconteceria no ano seguinte quando, em consequência de nova guerra, navios ingleses bloqueariam o porto de New York até 1814, afetando o comércio e o dia-a-dia da população. Mas a ameaça britânica foi afastada pelos norte-americanos.
Apesar das dificuldades impostas pelos britânicos, a cidade não tardaria a se tornar o principal porto dos Estados Unidos – e de toda a América do Norte. O grande impulso ocorreu em 1825, quando o Canal Erie ligou o Rio Hudson aos Grandes Lagos, criando uma via fluvial que permitia a circulação de mercadorias e de pessoas entre o Oceano Atlântico e a região dos lagos, na fronteira com o Canadá, beneficiando localidades como Buffalo, Detroit e Chicago.
Informações práticas
Como ir a Nova York
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.
Escolha e reserve seu hotel: seleção por categoria e bairro
Matérias especiais
Os co-op-builidings • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York • A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade