Entenda os bairros de Lisboa
Ruínas do Carmo, Lisboa
Entenda os bairros de Lisboa. Ruínas da Igreja do Carmo, destruída pelo Grande Terremoto de 1 de Novembro de 1755

Mapa de Lisboa

Entenda os bairros de Lisboa

Amoreiras

A principal referência a esse bairro localizado a oeste da Praça dos Restauradores é um grande e moderno shopping center: o Complexo Amoreiras. Tradicionalmente é um bairro comercial, com lojas que se espalham nos arredores do Parque Eduardo VII. Ali pode-se visitar o Aqueduto das Águas Livres. Amoreiras é uma das áreas em que se concentram os imóveis mais caros de Lisboa, chegando o m² a custar 4 mil euros.

Alcântara e Docas

Seguindo o exemplo de outras grandes cidades no mundo que transformaram a área portuária antes degredada em um centro de lazer, a prefeitura de Lisboa conseguiu tornar uma região antes decadente que se estende desde o Cais do Sodré até Alcântara num fervilhante e animado centro de vida noturna.

Aliás, não só noturna; mesmo à tarde é um lugar para passear, almoçar e curtir uma vista soberba da cidade, do Tejo e da Ponte 25 de Abril sob o sol poente.

À noite a animação se estende até altas horas, com bares transados e bons restaurantes um ao lado do outro. Para chegar ao centro do agito, tome o bonde 15 na Praça da Figueira e desça na estação Alcântara Mar.

Carmo

As principais atrações desse pequeno bairro são as ruínas do convento do século XIV e da igreja gótica do século XV, onde hoje funciona um museu. O teto do edifício desabou quando ocorreu o terremoto de 1755, mas as ruínas dão um charme dramático ao local. Suas colunas ogivais nos permitem imaginar a imponência do templo quando intacto. Na parte não destruída pelo tremor estão expostas as peças da Idade Média que compõem o acervo do Museu Arqueológico do Carmo. Nele há túmulos dos séculos XIV e XV. A parte habitável do convento foi convertida em quartel na década de 1830. Foi ali que Marcelo Caetano, sucessor de Salazar, se refugiou durante a Revolução dos Cravos.

Bairro Alto e Estrela

O Bairro Alto, juntamente com o Chiado e o bairro do Carmo, deve fazer parte de qualquer visita à capital portuguesa. Saiba mais sobre o bairro.

Belém e Ajuda

Nessa região afastada do centro histórico ficam algumas das principais atrações de Lisboa. Saiba mais sobre Belém e Ajuda

Chiado

O bairro do Chiado fica entre a Baixa e o Bairro Alto; ele é, basicamente, a rua Almeida Garret, a rua do Carmo e seus arredores. Por ter sido, tradicionalmente, um reduto de intelectuais, no Chiado se encontram estátuas e bustos de escritores famosos. Saiba mais sobre o bairro.

Lisboa tem muito mais

Veja dicas e informações sobre Lisboa e suas atrações

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hitéis em  Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.