Chiado

Turismo em Lisboa, Portugal: a região do Chiado, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, suas atrações, o que visitar, dicas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Chiado, Lisboa
Largo do Chiado, Lisboa

 

Lisboa, Chiado, um bairro renascido das cinzas

O bairro do Chiado fica entre a Baixa e o Bairro Alto; ele é, basicamente, a rua Almeida Garret, a rua do Carmo e seus arredores. Por ter sido, tradicionalmente, um reduto de intelectuais, no Chiado se encontram estátuas e bustos de escritores famosos. No Largo do Chiado está Luís de Camões esculpido em bronze pelo artista Vitor Bastos. Na rua do Alecrim você verá Eça de Queirós, com sua musa de seios à mostra, do escultor Teixeira Lopes. Na rua Almeida Garret encontramos o poeta João Batista de Almeida Garret. E, finalmente, sentado à porta do Café A Brasileira, está Fernando Pes­soa.

Mapa do bairro do Chiado, em Lisboa

O Chiado não apenas homenageia personagens importantes da literatura portuguesa; seu nome pode estar relacionado a um artista pouco conhecido: o padre António Ribeiro do Espírito Santo que, segundo as más línguas, nunca foi padre. Era um poeta, ator e repentista apelidado de “Chiado”. Outra versão firma que o nome “Chiado” deve-se ao barulho dos carros de boi que subiam suas ladeiras. Certeza mesmo, pá, ninguém tem. No ano de 1988, um incêndio que começou numa loja da rua do Carmo alastrou-se pelos edifícios da rua Garret e destruiu o bairro inteiro. Os bombeiros não conseguiram avançar pelas ruas estreitas, em chamas.

É uma pena, mas as construções do século XIX ali existentes viraram cinzas. A reconstrução foi orientada pelo arquiteto Siza Vieira que, felizmente, procurou, na medida do possível, conservar a arquitetura original dos imóveis destruídos. O Chiado é hoje elegante. Grande número de livrarias, cafés e lojas dão um toque especial ao bairro. Para quem é vidrado no barroco, vale a pena dar uma olhada nos altares das igrejas de Nossa Senhora da Encarnação e Nossa Senhora do Loretto.

Museu do Chiado

Instalado num antigo convento. Seu acervo reúne obras de artistas portugueses da segunda metade do século XIX à atualidade. A concepção moderna das obras expostas torna ainda mais agradável a visita a esse museu. No alto há um terraço onde funciona um café. Museu do Chiado

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Conheça Portugal

Portugal oferece para o turista brasileiro, quaisquer sejam suas preferências ou seu orçamento de viagem, as mais diversas atrações, paisagens, castelos e cidades medievais, ótimos vinhos e excelente gastronomia.

Read More »
Lisboa, Praça do Comércio

Lisboa

Turismo em Lisboa, atrações turísticas, dicas de viagem, informações, imagens, história da cidade da Idade Média aos dias de hoje, transportes.

Read More »

Belém e Ajuda

Turismo em Lisboa, região de Belém e Ajuda: a Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento, Museu da Marinha, Palácio de Belém, dicas de viagem, transporte.

Read More »

Baixa

Turismo na região da Baixa, em Lisboa, sua história, o Rossio, a praça dos Restauradores e outras praças, cafés e atrações.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.