City tours de ônibus em New York
City Tours de ônibus em New York - Foto Chris Sampson CCBY
City Tours de ônibus em New York – Foto Chris Sampson – CCBY

City tours de ônibus em New York

Muita gente não gosta de city tours em chamativos ônibus repletos de turistas. Se você é suficientemente seguro de si e fala pelo menos um pouco o inglês, pode visitar Nova York por conta própria com as indicações do GTB, o que sai muito mais barato e proporciona uma vivência mais realista da metrópole e de seus habitantes. Você não apenas vê monumentos, mas sente a cidade, o que é muito diferente.

Mapa de New York

Porque alguns preferem excursões organizadas

De outro lado, há pessoas que, por não falarem inglês, por acharem complicado organizar roteiros ou até por preguiça de estudar mapas de transportes, preferem pegar excursões, que funcionam de modo parecido com linhas de ônibus de transporte público urbano comum e apenas percorrem os pontos turísticos. Você desce e sobe onde quiser: é o sistema hop-on, hop-off. Esse tipo de tour pode ser muito prático quando você tem muito pouco tempo em Nova York e deseja tão-somente ter uma idéia da cidade e dar uma rápida olhada nas principais atrações, o que seria demorado por conta própria. Também é útil nos dias chuvosos, no auge do verão, quando a temperatura está chegando a 30º C à sombra e no inverno, quando o frio está de arrepiar. Nessas circunstâncias, ter que andar a pé pela cidade ou ficar dependendo de metrô e ônibus (eventualmente lotados!) não tem graça nenhuma.

Há uma infinidade de passeios e excursões de ônibus promovidos por agências locais, com roteiros variados. O programa mais simples é um tour pelos principais pontos turísticos da cidade, de dia ou à noite (quando Nova York pode ser ainda mais atraente). Tours mais completos podem incluir um passeio até a Estátua da Liberdade, jantar, shows de jazz etc.

Antes de contratar um tour

Preste atenção no programa. Roteiros muito carregados acabam se tornando cansativos. Em alguns tours a visita ao Metropolitan, por exemplo, limita-se a algumas obras-primas. Não poderia ser diferente, pois nem em ritmo de Fórmula 1 seria possível em uma ou duas horas conhecer o acervo desse museu. Aliás, por que razão você precisa de tour para visitar um museu em pleno centro de Manhattan? Tome um táxi.

É importante saber de onde o tour parte e onde você será deixado na volta. Os comentários das visitas guiadas são feitos em diversos idiomas, mas não se iluda; raramente serão em português. É mais provável que você consiga comentários em espanhol. Seu passaporte pode ser exigido para a visita a certas atrações.

Gray Line

Realiza tours que percorrem as principais atrações da cidade, tais como o Empire State Building, o South Street Seaport e a Estátua da Liberdade. A empresa possui ônibus vermelhos de dois andares, fechados embaixo e abertos em cima. Quando faz sol, é ótimo ficar no segundo andar. Há várias propostas de tours, com diferentes preços. Os ideais são aqueles do tipo hop-on, hop-off. Existem passeios com narração em outros idiomas, como espanhol, francês e alemão (City Tour in Foreign Languages). Há bilhetes válidos por três dias que incluem o ingresso em algumas atrações, tours noturnos, tours em veículo anfíbio (Splash Tours) e outros que incluem passeios de barco. Os bilhetes podem ser adquiridos on-line  www.coachusa.com) ou nos seguintes endereços, todos em Manhattan: 777 8th Ave. (entre a 47th e a 48th Sts.), Port Authority Terminal (42nd St. c/ 8th Ave., térreo), Times Square Visitor Center (Broadway entre a 46th e a 47th Sts.) e Gray Line/NYC & Co. Visitors Center (810 7th Ave. c/ 53rd St.).

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade 

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro