Atrações turísticas no Central Park

Central Park, Manhattan, NY
Arações turísticas no Central Park, Manhattan, NY -Foto www.nycgo.com

Mapa do Central Park

As principais atrações no Central Park, em New York

Grand Army Plaza

O nome da praça no canto sudeste do parque, inaugurada em 1916, evoca o exército do Potomac, comandado pelo General Sherman durante a Guerra da Secessão. Sherman, homenageado no local com uma estátua, é um herói para os yankees. Para os sulistas, porém, ele é uma encarnação do diabo, que somente para “dar uma lição” aos confederados, incendiou fazendas e cidades inteiras em estados do Sul.
End.  59th St. esq. c/ 5th Ave.

Wollman Rink

No inverno, você pode patinar no gelo nesse rinque ao ar livre, apreciando uma vista espetacular dos entornos. Durante o verão, funciona no local um pequeno parque de diversões. End.  Na altura da 62nd St. Entre pela 5th Ave.

Vídeo sobre o Central Park em New York

Central Park Zoo

O que há de mais legal nesse zoológico são os animais das zonas árticas e temperadas, em especial pandas vermelhos, leões-marinhos, focas, ursos polares, lontras e os pingüins não-conformistas do desenho animado Madagascar. Ao lado funciona o Children’s Zoo, especial para os bem pequeninos, que podem ter contato com animais como cabritos, porquinhos e carneiros.

Carrossel

Crianças podem ter a inesquecível experiência de andar em um carrossel de verdade, daqueles antigões, com cavalos e tudo o mais. Ainda bem que é baratinho, pois vão querer mais… End.   Na altura da 64th St., no meio do parque.

Mall

Por essa alameda ladeada de olmos, onde hoje a garotada anda de skate, desfilava impecável a elite nova-iorquina. Como diz Bob Dylan, The times they are a-changing…
End. Na altura da 66th até a 72nd St., no meio do parque.

Loeb Boathouse

Nesse lugar encantador à beira do lago, onde há um restaurante, você pode alugar barcos a remo e bicicletas, bem como contratar passeios de gôndola. Tudo isso em dias quentes e secos, bem entendido. Leve passaporte e dinheiro vivo.
End.  Na altura da 74th St. Entre pela 5th Ave.

Strawberry Fields

Nascido em Liverpool, Inglaterra, em 9 de outubro de 1940, o compositor, músico, cantor, pacifista – e acima de tudo, Beatle – John Lennon perdeu a vida quarenta anos mais tarde, a poucos metros do Central Park, quando foi assassinado por um psicopata na porta do prédio em que morava desde que deixara seu país natal para viver, por opção, em Nova York. Bem, para quem é fã, ou mesmo não sendo, teve de alguma forma sua vida tocada pela música e pela “mensagem” dos Beatles, tudo o que se disser sobre a vida, a morte e a obra de Lennon é pouco. A cidade de Nova York arranjou um jeito bonito de homenageá-lo: uma lei promulgada em 1981 denominou uma pequena área do Central Park próxima ao local do crime, Strawberry Fields, nome de uma das muitas canções creditadas a Lennon & McCartney que na realidade foi composta só por John. Um belo mosaico com a palavra Imagine, título de outra de suas mais conhecidas músicas, de cunho explicitamente pacifista, composta enquanto os EUA ainda insistiam em mandar seus jovens morrerem à toa no Vietnã (e massacrarem milhares de pobres diabos vietnamitas), foi colocado no chão e um pequeno jardim foi criado. Strawberry Fields foi inaugurado no dia em que Lennon completaria 45 anos e desde então, a cada 9 de outubro, é visitado por quem quer deixar flores ou apenas fazer um minuto de silêncio, pensando no mal praticado por malucos armados no mundo todo. End.  Na altura da 71st St. até a 74th St. Entre pelo lado oeste (72nd St.)

Bethesda Terrace e Bethesda Fountain

Esse é o lugar mais bonito do parque! E você certamente já o viu em fotos ou filmes (as tomadas de lá que aparecem em Mighty Aphrodite, de Woody Allen, são maravilhosas). Do terraço, todo restaurado, com uma construção de detalhes intrincados em pedra e cerâmica, você tem vista do lago e da fonte, no meio da qual existe uma famosa estátua de bronze de um anjo. Imperdível para quem vai ao Central Park.
End.  Na altura da 72nd St. (dá para chegar de táxi) ou na ponta norte do Mall.

Belvedere Castle

No “castelinho” restaurado funciona o Henry Luce Nature Observatory, misto de um pequeno museu de história natural com centro de observação de aves, inclusive pássaros migratórios que dão uma paradinha em Nova York no outono. Pudera, do Belvedere Castle, como diz seu nome, você vê tudo em volta – e tudo é belo. <end./>  Na altura da 79th St., no meio do parque.

Great Lawn

Nesse “grande gramado”, mega eventos da cidade acontecem, desde o show de Simon e Garfunkel até a missa de João Paulo II (que reuniu 125 mil fiéis, número respeitável para um país predominantemente protestante). É ali também que todos os anos, durante o verão, a New York Philarmonic e a Metropolitan Opera fazem apresentações gratuitas. Nessas noites, o gramadão fica coberto por toalhas e cestas de piquenique, pois vários nova-iorquinos desfrutam os espetáculos tomando vinho (discretamente, já que é proibido consumir álcool na rua e em parques) e apreciando uma boa comida. Não se preocupe em arranjar companhia se for assistir a uma delas: você não estará sozinho! É um show no palco e uma festa no gramado.
Fica na altura da 79th até a 85th St., no meio do parque, atrás do Metropolitan.

Turtle Pond

Na “lagoa das tartarugas” vivem também peixes, pássaros aquáticos e alguns anfíbios, mas a atração, claro, são os répteis encarapaçados. O lugar é tranqüilo, agradável para uma pausa no passeio. End.  Na altura da 79th St., no meio do parque, perto do Belvedere Castle.

Shakespeare Garden

Rosas, violetas, lírios e diversas outras flores compõem este jardim que só contém espécies mencionadas por Shakespeare em suas obras. Para visita apenas na primavera ou no verão, claro. End.  Na altura da 79th St. Entre pelo lado oeste.

Obelisco

Apelidado de Cleopatra’s Needle (“Agulha de Cleópatra”), esse obelisco foi presente do governo egípcio e não tem nada a ver com a famosa rainha, exceto o fato de ter sido feito no Egito Antigo, por volta de 1500 a. C. Em 1879, foi levado aos Estados Unidos, o que deu uma trabalheira, pois a peça pesa 244 toneladas. Só para transportá-la do porto até o local onde se encontra, levou quatro meses.

Sobre o Central Park, como foi construído, sua história

O Central Park foi uma das grandes obras públicas de New York, empregando multidões de trabalhadores, criando lago e alterando seu relevo natural. Saiba mais sobre como foi construído o Central Park de New York

Dicas

Faça um passeio de charrete no parque. Custa cerca de US$ 40 e pode ser contratado na Central Park South.
Depende de quanto você pode gastar mas, se puder, vá almoçar, jantar ou ao menos tomar um drink no ultraturístico, meio kitsch e divertidíssimo Tavern on the Green.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade