Argentina: dicas de viagem

Argentina: dicas de viagem. O que é bom saber

Mapa da Argentina

Segurança

A Argentina é um dos países mais seguros da América Latina. Mesmo assim não é bom descuidar. Vejas as dicas de segurança

Saúde

Veja as precauções que você deve tomar com relação à sua saúde durante a viagem. 

Os escritórios oficiais de turismo (Las oficinas de turismo)

Em praticamente todas as principais cidades de interesse turístico na Argentina há escritórios oficiais de turismo que funcionam, em geral, muitíssimo bem. Por meio deles você pode (quase sempre) reservar hotel, conseguir mapas e folhetos e obter muitas informações. Os funcionários falam português ou um portunhol compreensível. No início do tópico relativo a cada cidade, mencionamos o endereço e o telefone do respectivo escritório oficial de turismo ao lado do ícone i. Você irá, de qualquer modo, encontrá-los facilmente, já que eles costumam funcionar em lugares bem centrais das cidades turísticas, em estações rodoviárias e nos aeroportos. Nas cidades menores, todo mundo sabe onde ficam; basta perguntar pela oficina de turismo.

Há em Buenos Aires escritórios da Secretaria de Turismo de la Nación que fornecem informações sobre todo o país: End. Av. Santa Fé, 883 | Aeropuerto Internacional de Ezeiza | Aeroparque Jorge Newbery.

Existem em Buenos Aires escritórios provinciais de turismo que funcionam como verdadeiras “embaixadas” de cada província argentina. Seus endereços e telefones são mencionados neste guia no início do tópico relativo a cada cidade.

Emergências

Consulados do Brasil

Buenos Aires Abre de segunda a sexta-feira das 10h às 13h.
End. Carlos Pellegrini, 1363, 5º andar (Recoleta) Tel. 4515-6500
Consulado do Brasil 
Córdoba End. Av. Ambrosio Olmos, 615 Tel. 529-0708
Mendoza End. Peru, 789 Tel. 423-0939
Paso de los Libres End. Bartolomé Mitre, 918 Tel. 425-444/441
Puerto Iguazú (fronteira com Paraná) End. Av. Córdoba, 264 Tel. 421-348 Plantão: (0248) 8091816 e (0414) 486-6746

Comunicação de furto ou perda de cartões de crédito

No verso de seu cartão de crédito tem o telefone de contato com a central. Anote o número do cartão e esse telefone ou tire um xérox do mesmo. Em caso de perda ou roubo do cartãor, entre imediatamente em contato com a central de seu cartão e comunique a perda. Depois faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

Horários de abertura

Comércio

Em Buenos Aires, as lojas têm horários de abertura bem variado, mas em geral abrem das 9h às 20h. Nos principais shoppings, funcionam até as 22h. Em alguns bairros como Las Cañitas, Palermo Viejo, Palermo Hollywood, Bairro Norte e San Telmo, muitas ficam abertas até meia-noite. No interior, o comércio costuma fechar ao meio-dia para a siesta e só reabre às 15 ou 16h ou até mais tarde que isso, permanecendo abertas até às 20h ou 21h. Aos sábados, geralmente só abrem pela manhã, e fecham aos domingos.

Bancos

Abrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Casas de câmbio

Abrem de segunda a sábado das 10h às 13h e das 16h às 20h30. Em Buenos Aires e em cidades turísticas como Bariloche, muitas não fecham para almoço e siesta.

Informações práticas

Como ir

Veja pacotes e passagens aéreas para a Argentina

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em El Calafate

Escolha e Reserve seu hotel em El Chaltén

Outras informações

Travessia de fronteiras

É proibido ter consigo frutas, mel ou plantas na travessia de qualquer fronteira. A medida foi adotada para evitar que pragas agrícolas de um país passem para outros.

Fuso horário

 É o mesmo de Brasília. Lembre-se, porém, do horário de verão brasileiro, quando deste lado da fronteira passa a ser uma hora mais cedo do que na Argentina.

Gorjetas

 A palavra gorjeta se diz propina em espanhol (não estranhe…). Aos garçons, costuma-se deixar 10%. Ao pagar conta de restaurante com cartão de crédito ou comer no restaurante do hotel onde está hospedado e colocar a despesa na sua conta para acertar no final de sua estadia, deixe a propina em dinheiro vivo. Habitualmente, dá-se propina aos motoristas de táxis e de remises deixando para eles o troco ou dando em torno de 10% da corrida.

Corrente elétrica

É de 220V.

Fumantes

 Costuma haver áreas reservadas para fumantes (“fumadores”) nos restaurantes, mas nos bares é mais raro.

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.