Brasil, Destaques

Viajar durante a quarentena

Ninguém duvida que 2020 entrará na História como o Ano da Máscara. Ou será o Ano do Álcool Gel? Seja como for, porém, este é um dos momentos mais delicados da vida de todos nós: segurança e saúde são o que há de mais importante. Para quem ama viagens, ou quer fugir um pouco de todo o stress que estamos passando, fica a pergunta: como viajar na pandemia, quando a covid-19 ainda é uma ameaça por quase toda parte?

O mundo ficou pequeno com a pandemia

A covid-19 tornou nosso mundo menor. Por causa da pandemia, existem muitas restrições à entrada de brasileiros em diversos países. A lista dos países que permitem a entrada de brasileiros (ou quaisquer outros estrangeiros) para fins de turismo sofre muitas mudanças e está sendo constantemente atualizada. Nessa página da IATA  – International Air Transport Association você encontra um mapa com as informações relativas a cada país sobre a permissão de entrada. (Basta clicar no país.)

arraial do cabo

Portanto, se decidir viajar para o exterior, recomendamos fortemente que você se informe com antecedência junto ao consulado do país. É essencial saber quais são as restrições impostas ao viajante brasileiro em razão da pandemia do novo coronavírus.

Lembre que, mesmo em certos países em que a entrada é livre, o coronavírus está rondando, logo você pode não estar mais seguro ao viajar para outros países do que aqui no Brasil. Considere ainda que em diversos países ainda existem restrições internas (quarentena, locais fechados). Em alguns, as restrições internas estão voltando a vigorar devido à possibilidade de uma segunda onda da covid-19.

A pandemia esvaziou os bolsos

A realidade é que o brasileiro que pode hoje planejar uma viagem é um privilegiado. Não é novidade que durante esta pandemia temos um índice altíssimo de desemprego e que a situação econômica está para lá de ruim. Além disso, o dólar e o euro estão altíssimos (em torno de R$ 5,60 o dólar e R$ 6,60 o euro à época deste post). Assim, fica quase inviável viajar para fora, mesmo para quem está em melhor condição financeira.

Turismo consciente: viaje pelo Brasil

Qual a melhor solução para esse dilema? Viaje pelo Brasil, onde você pode circular durante a pandemia sem ter que se preocupar com restrições de entrada em outros países. Além disso, pode pagar tudo em reais, muitas vezes em parcelas. É um país cheio de encantos, visitado por milhões de turistas de todas as partes do mundo. Tem metrópoles, cidadezinhas, vilarejos, praias, montanhas, campos, chapadas, florestas, rios, cachoeiras, picos, tem de tudo, do calor equatorial à neve, do folclore à tecnologia, do agito ao sossego.

Ao viajar pelo Brasil, ao mesmo tempo em que se diverte, você tem a vantagem de estimular a economia das localidades do país que têm o turismo como uma das principais fontes de renda. Principalmente nas regiões mais pobres, isso é muito importante. Por exemplo, as pequenas pousadas e restaurantes, as pessoas que trabalham com turismo receptivo e os artesãos que fabricam artigos para venda a visitantes podem se beneficiar de sua viagem.

Deixe uma resposta