Viagem a França: documentação
Conciergerie, Paris
Viagem a França: documentação

Viagem à França: documentação

Muito importante! O controle de imigração na França pode exigir que quem desejar ingressar em seu território esteja em posse de: reserva de hotel (ou, para quem for se hospedar em casa de amigo ou parente, de um atestado de acolhimento);  seguro de viagem com assistência médica no valor de 30 mil euros; e passagem de volta para o Brasil. Isso não significa que irão lhe fazer tais exigências (raramente isso acontece), mas que podem fazê-lo, se por algum motivo cismarem com você.

Passaporte

A França não exige visto dos cidadãos brasileiros que viajam como turistas, sendo permitida a sua permanência no país por até três meses. Basta apresentar o passaporte, cuja validade deve ser superior ao período em que você pensa em ficar na Europa. Quem for passar por outros países europeus deve lembrar que esse prazo máximo de três meses é de permanência total no território da União Europeia. Para obter ou renovar seu passaporte (o que deve ser feito com alguma antecedência), você deve se apresentar pessoalmente em um dos postos de atendimento do Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF) da Polícia Federal no Estado em que mora. Nenhuma vacina é exigida de quem vai do Brasil para a França.
Polícia Federal. Clique em REQUERER PASSAPORTE para obter modelos de formulários e orientações sobre toda a burocracia a ser seguida para requerer seu passaporte.

Carteira internacional de habilitação

A carteira brasileira de habilitação é aceita na França, mas uma internacional pode servir eventualmente como documento de identidade em alguma emergência, principalmente se estiver acompanhada do xerox do passaporte. O Detran ou o Touring Club fornecem carteiras internacionais.

Carteiras de estudante e similares

Carteiras internacionais são muito práticas para jovens, estudantes e professores, pois dão direito a descontos em meios de transporte, compras, ingressos de shows etc. em diversos países, inclusive no Brasil. Você pode obter essas carteiras nas instituições que promovem cursos e intercâmbios no exterior. Há links para algumas delas em nosso site www.ManualdoTurista.com.br

Carteira dos hostels do Hostelling International (ex-Albergues da Juventude)

Essa carteira é necessária para quem quer se hospedar nos estabelecimentos filiados ao Hostelling International (atual denominação dos Albergues da Juventude, chamados na França Auberges de Jeunesse. Para se associar você precisa ter no mínimo 14 anos, mas não há limite máximo de idade. Para adquirir a carteira pela internet, acesse o site brasileiro dos Albergues da Juventude.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França