Viagem à Bahia por conta própria
Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo, Bahia

Viagem à Bahia por conta própria: uma gostosa aventura

Viajar por conta própria, não raro, é mais dispendioso. Se você não for usar transporte próprio, ou seja, colocar seu carro na estrada, financeiramente pode valer mais a pena montar um pacote com o auxílio de seu agente de viagens ou esperar pela baixa temporada, quando as empresas aéreas e os hotéis fazem promoções.
Porém, viajar por conta própria lhe dá mais liberdade de movimento e lhe permite ficar o tempo que quiser nos lugares que mais lhe agradar, sem ter que seguir um roteiro fixo. Uma boa jogada é pedir para a recepção do seu hotel que cuide da reserva de hospedagem no seu próximo destino, para garantir disponibilidade de acomodações ao chegar, principalmente na alta temporada.

Mapa da Bahia

De quanto tempo você dispõe?

Organize seu roteiro de acordo com o tempo que você dispõe, sem querer  visitar uma infinidade de lugares afobadamente. Quem quer ver tudo correndo acaba não vendo nada direito. Lembre-se que a Bahia é um estado grande, onde as distâncias são longas.

Sugestões de roteiros de acordo com o tempo disponível

De três dias a uma semana:  Salvador
Uma semana: Salvador ou Porto Seguro ou Chapada Diamantina.
Dez dias: Salvador + Recôncavo
Quinze dias: Salvador + Costa dos Coqueiros | ou Salvador + Morro de São Paulo | ou Salvador + Chapada Diamantina | ou Salvador + Ilhéus
Mais de quinze dias: Prepare roteiros conjugados, com os diversos destinos aconselhados acima.

Documentação

Para embarque nos aeroportos brasileiros é exigida a apresentação de sua Carteira de Identidade (RG) original, ou de outro documento oficial que tenha foto.
A exigência também é válida para embarcar em ônibus interestaduais. Nos terminais rodoviários, o RG deve ser apresentado junto com a ficha de identificação que você recebe com a passagem no ato da compra.

Ao chegar a seu destino, guarde o RG original no hotel e saia com uma cópia autenticada, principalmente se estiver viajando em épocas de festas ou Carnaval.
Para alugar automóvel, é necessária a apresentação de cartão de crédito e de carteira nacional de habilitação; verifique as validades de ambos com antecedência.

Viajando com crianças em território brasileiro

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, crianças de até 12 anos incompletos só podem viajar acompanhados de pelo menos um dos pais, guardião, tutor ou responsável maior de 21 anos que comprove parentesco de até 3º grau (irmão/ã, tio/a ou avô/ó). Para viajar em companhia de maior de 21 anos que não comprove esse grau de parentesco, é necessária autorização expressa de ambos os pais, com firma reconhecida. A criança deve portar seu próprio documento, que pode ser certidão de nascimento ou RG original. Para viajar desacompanhada, é obrigatória a apresentação de uma autorização judicial, que pode ser obtida na Vara da Infância e da Juventude da Comarca em que reside.

Dinheiro

Se seu destino é Salvador, leve dinheiro vivo só para pequenas despesas: um café, um táxi, uma gorjeta. Há agências bancárias e caixas eletrônicos de todos os principais bancos brasileiros em shopping centers, supermercados, aeroportos e em inúmeros outros pontos da cidade onde você pode, a qualquer momento, reabastecer sua carteira. Na capital, cheques de outros estados são bem aceitos nos estabelecimentos comerciais e até mesmo em algumas barraquinhas de praia. Cartões de crédito podem ser usados em lojas, hotéis, restaurantes, ateliês de arte e postos de gasolina.
Nas cidades menores, afastadas dos grandes centros urbanos, mesmo que seu banco mantenha um caixa eletrônico no lugarejo, o ideal é fazer uma provisão de dinheiro vivo para garantir o pagamento das despesas de acordo com o tempo de permanência. Cheques de outros estados e cartões de créditos serão de pouca ou nenhuma valia, a não ser em estabelecimentos de alto padrão. Estime quanto irá gastar com passagens de ônibus, travessias de barco, passeios de bugre, alimentação, despesas pessoais de emergência e, se estiver viajando de carro, gasolina.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes