Tiradentes, MG

Tiadentes

Tiradentes: uma cidade esquecida no tempo

Muitas cidades de Minas Gerais ainda conservam carinhosamente o velho casario dos tempos coloniais e fabulosas igrejas barrocas. As cidades históricas que recebem maior número de visitantes são Tiradentes, São João del Rey, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Sabará e Mariana.

Mapa de Tiradentes

Como ir

Carro

As principais rodovias que levam a Tiradentes são: BR-040, BR-381 e BR-265 Distância de Tiradentes a Belo Horizonte: 190 km

Ônibus

O Terminal Rodoviário fica na Praça Silva Jardim e o telefone é (32) 3355-1100

Hospedagem

A cidadezinha colonial é pequena. Procure, se possível, ficar na área mais central.

Escolha e reserve seu hotel em Tiradentes

Melhor época

Julho: tem sempre um festival acontecendo em uma das cidades históricas

Vídeo sobre Tiradentes

Atrações turísticas

Fundada há mais de 300 anos às margens do Rio das Mortes e hoje tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional, a antiga vila de São José Del Rey foi denominada Tiradentes em homenagem ao Inconfidente Joaquim José da Silva Xavier. Com suas inúmeras igrejas e construções do séc. XVIII, Tiradentes recebe milhares de visitantes durante todo o ano e para tanto conta com boa estrutura turística. No mês de Junho a cidade se agita com o Encontro Harley Davidson, em Julho a atração é o Festival Inverno Cultural e em Agosto, o Festival da Gastronomia.

Igreja Matriz de Tiradentes

Possui um órgão histórico português de 1788 que recentemente foi restaurado. Desde fevereiro deste ano a organista Elisa Freixo e Kenny Simões trabalham na série semanal de concertos de órgão na igreja.

Concertos ao órgão da Igreja Matriz de Santo Antônio de Tiradentes

Acontecem sempre às sextas-feiras, às 20h30. Os ingressos são comprados no local. Telefone para informações: <tel/>  (32)8812.8512.

Trilhas

Além do roteiro histórico a cidade de Tiradentes também oferece um roteiro ecológico que inclui trilhas entre bosques e cachoeiras, e passeios na Serra de José. É imperdível passeio de Maria Fumaça, viagem de aproximadamente 40 minutos,entre Tiradentes e São João Del Rei. Outra atração turística de Tiradentes é o rico artesanato de pedra sabão, madeira, pinturas e cerâmica.

Ateliês

Ateliês espalham-se por toda a cidade. Há muitos deles no distrito de Vitoriano Veloso, também denominado Bichinho.

Maria Fumaça

Há um trenzinho antigo que liga Tiradentes a São João del Rey. É um passeio diferente e que lhe permitirá conhecer as duas cidades.

Site Oficial de Turismo de Tiradentes