Sobre a Suíça
A Suíça é um pequeno país situado bem no centro da Europa, onde são faladas quatro línguas diferentes: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. Curiosamente, embora boa parte do seu território suíço seja coberto por lagos e montanhas, com poucas áreas cultiváveis e o país não seja rico em recursos minerais, é uma nação altamente desenvolvida. Sua capital é Zurich.
A história helvética começa com a ocupação romana de teritórios habitados pelos Helvécios, uma tribo bárbara. Muitas cidades importantes da Suíça de hoje datam do período romano como Genebra, Lausane, Martigny, Zurique, e Basileia, entre outras.
A unidade nacional da Suíça data de 1291, quando o cantões Uri, Schwyz e Unterwalden se juntaram formando uma confederação. Posteriormente outros cantões juntaram-se a esses. Isolada por montanhas, a Suíça teve sua identidade nacional preservada e, ao mesmo tempo, evitou envolver-se em conflitos. A Suiça desde 1815 não participou de nenhuma guerra e e, mesmo quando todo o mundo pegava fogo à sua volta a Suíça manteve sua neutralidade.
Apesar da diversidade de idomas, os suíços conseguem se entender muito bem, e seu país é um dos mais organizados da Europa: tudo funciona! A postura “neutra” da Suíça não quer dizer que ela seja desprovida de personalidade; pelo contrário, é muito rica em história e tradições.
Como ir
Avião A Swiss International Airlines tem vôos diretos de São Paulo para Zurich.
Mapa da Suíça
Hotéis na Suíça
Escolha e reserva seu hotel em Bassel | Escolha e reserve seu hotel em Berna
Escolha e reserve seu hotel em Genebra | Escolha e reserve seu hotel em Luzerne
Escolha e reserve seu hotel em Lausanne | Escolha e reserve seu hotel em Zurich
A melhor época
O frio na Suíça é duro de encarar, principalmente nas regiões de montanha. Evite ir de novembro a março, exceto para praticar esportes de inverno. A época mais agradável vai de maio a setembro mas, mesmo no auge do verão, pode haver mudanças bruscas de temperatura (para baixo!) Saiba mais sobre a melhor época para visitar a Suíça
Vídeo sobre a Suíça
Atrações na Suíça
Situado no meio dos Alpes, a Suíça tem algumas das mais lindas paisagens de montanha, os mais belos lagos de altitude do mundo e estações de esportes de inverno que ficam lotadas na alta estação invernal, o principal motivo de atrair tantos turistas.
Embora o país seja sede de instituições financeiras e diplomáticas internacionais, bem como da Cruz Vermelha, não participa integralmente da União Européia, nem adotou o euro.
Circulando: transportes interiores
Avião
O país muito pequeno, com 180 a 300km de extensão: não é caso de pensar em tomar avião.
Trem
Os trens suíços são limpos, modernos e extremamente pontuais. Se o horário previsto de chegada for 13h58min, se você chegar à plataforma às 14h terá perdido o trem…
Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Suíça. Eles devem ser adquiridos no Brasil, o que pode ser feito em qualquer boa agência de viagens. Para informar-se sobre os diferentes tipos de passes, períodos de validade e preços, consulte o site da CIT Brasil, representante da Eurail no Brasil. (Clique em trens pouco visível, em baixo à direita).
Carro
As estradas suíças são excelentes. A gasolina e pedágio são caros. Percorrer as montanhas, cruzando os Alpes por um dos passos, é porém meio demorado, pois as subidas e curvas são contínuas. Se estiver nevando ou tiver nevado (o que pode ser pior) toda atenção é pouca e pneus especiais para neve são indispensáveis. Nas cidades maiores o carro pode ser um problema e não é prático.
Ônibus
Serve principalmente para completar alguns trajetos secundários onde o trem não chega.
Barco
Há vários passeios pelos lagos suíços; pode-se até ir de barco para a Itália. Olhe um mapa.