Paris

Sorbonne

Paris, Sorbonne
Sorbonne

Sorbonne

La Sorbonne Bd. St-Michel 75005 M Cluny La Sorbonne. Em 1257, Robert de Sorbon fundou, aos pés da colina Ste-Geneviève, uma escola de teologia, inicialmente destinada aos seminaristas pobres, que acabaria por se tornar uma das mais renomadas universidades do mundo. Sua fama atraiu grande número de estudantes e professores para o bairro e seu poder era imenso; lá funcionava até um tribunal eclesiástico, com poderes quase equivalentes aos do Papa. Os estudantes, todos do sexo masculino, recebiam alojamento e alimentação, mas a disciplina era severa: eles tinham de acordar muito cedo, rezar e depois estudar até à noite… Bem diferente da vida dos universitários atuais, ou seja, moçada, nada de baladas! Como o ensino era dominado pela Igreja Católica, a universidade foi fechada durante a Revolução. Foi Napoleão que, em 1806, a reabriu como instituição leiga. Os prédios atuais da Sorbonne foram reconstruídos em 1883. Na capela, única construção do século XVII está o túmulo do cardeal Richelieu.

Localização da Sorbonne


Hoje a sede da universidade, que fica no Bd Saint-Michel, mas no fundo de uma espécie de praça, tornou-se quase uma atração turística, já que alguns querem ver de perto essa tal de Sorbonne. Muitos não resistem à tentação de tomar um café ou uma taça de vinho nos cafés vizinhos, sempre lotados de estudantes e professores.

A Origem da Sorbonne

A Igreja era a única responsável pelo ensino na Idade Média. Em Paris, a educação formal era toda subordinada à escola da catedral de Notre-Dame e ao seu bispo. Foi para escapar dessa vigilância cerrada que alguns professores — na época obrigatoriamente religiosos — mudaram-se para a margem esquerda, o Quartier Latin, colocando-se sob a proteção da abadia de Sainte Geneviève, mais liberal. Entre eles estava o famoso Abelardo (1079-1142), professor de Teologia e de Lógica e preceptor de Heloísa (1101-1164), sobrinha de um poderoso cânone, que mandou castrar o professor quando descobriu o romance que existia entre os dois. Porém, Heloísa já estava grávida e teve um filho de Abelardo. Ela tornou-se freira e correspondeu-se com Abelardo durante toda a vida em cartas nas quais se mesclam filosofia, espiritualidade e paixão. Os restos mortais de ambos foram reunidos e estão hoje no Cemitério Père Lachaise, em Paris. Foram Abelardo e outros professores mais esclarecidos que, levando o ensino para a Rive Gauche, deram origem à tradição universitária do Quartier Latin, que se consolidaria com a fundação da Sorbonne.

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França.