Minas Gerais

São Thomé das Letras

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Sobre São Thomé das Letras, a cidade de pedra

São Thomé das Letras fica no cume de uma colina de pedra, na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros de altitude sobre o nível do mar. A cidade é, em boa parte, construída com lajotas de pedras, sem o uso de cimento.  O patrimônio natural em volta de São Thomé das Letras é composto por grutas e cavernas e inúmeras cachoeiras cachoeiras. Os mais místicos acreditam que o lugar é visitado por extra-terrestres ou até que existe um túnel de São Thomé até Machu Picchu…

São Thomé vive do turismo e da extração de pedras de quartzito (por isso é chamada de “a cidade de pedra) , que têm inúmeras aplicações na construção civil. A cidade dispõe de pousadas, geralmente simples, mas confortáveis e possui alguns bons restaurantes.

Mapa de São Thomé das Letras

 Como ir

Belo Horizonte (337 km)

BR 381 direção São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entre à esquerda na BR 491 na indicação a “Três Corações” e em seguida à esquerda na MG 167 direção de Bento de Abade. Rode 25 Km e vire à direita. Prossiga nessa estrada até São Tomé das Letras.

Rio de Janeiro (460 km)

BR 116 direção São Paulo. Na altura de Itatiaia entre à direita na BR 354, direção de Caxambu e, em seguida pegue a MG 167. Passe Três Corações e cerca de 25 km adiante entre a direita e rode mais 18 km até São Tomé das Letras.

São Paulo (355 Km)

BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.

Distâncias de São Thomé das Letras a:
– São Paulo (SP): 355 km
– Rio de Janeiro (RJ): 460 km
– Belo Horizonte (MG): 340 km

aqui

Hospedagem

Procure se hospedar na praça central ou suas proximidades. É onde há muitos restaurantes, lojas, barzinhos e o escritório oficial de turismo.

Escolha e reserve seu hotel em São Thomé das Letras

A melhor época em São Thomé das Letras

A primavera e o outono boas épocas para os banhos nos rios e cachoeiras, que ficam mais cheios durante o outono. Os dias são quentes e as noites frescas.

Durante feriados e fins de semana prolongados a cidade pode estar lotada. Se puder, evite essas datas.

No verão chove mais. No inverno as águas de rios e cachoeiras estão muito frias. No outono, primavera e, principalmente no inverno, leve um blusão quente para usar à noite.

Atrações turísticas

A cidade

Uma das atrações de São Thomé das Letras é a própria cidade com seus casarões construída com lages, sem uso de cimento. Até uma igreja, na praça principal é assim. Portanto, apenas passear pela cidade já é um bom programa.

Cachoeiras

– Existem inúmeras. Para visita-las peça um mapa com a localização de cada uma no guichê no centro de informação turísticas na praça principal. As cachoeiras são rodeadas de pedras extremamente escorregadias, tome muito cuidado.

Grutas

Existem várias, que podem ser visitadas. O centro de informação turística possui mapas com a localização de cada uma. A maioria dessas grutas fica fora da cidade, você terá que ir de carro. A Gruta da Bruxa, uma das mais interessantes, fica a 18 km de São Thomé.

Mirante

O mirante fica numa colina no Parque Antonio Rosa. Do alto você tem uma vista panorâmica de São Thomé e região.