Minas Gerais

São João del Rey

Maria Fumaça, trem que liga São João del Rey a Tiradentes
São João del Rey: trenzinho Maria Fumaça até Tiradentes

São João del Rey, a mais recente das cidades históricas

A cidade surgiu do Arraial Novo do Rio das Mortes, que depois recebeu o nome de São João Del Rey em homenagem ao rei D. João V.

Mapa de São João del Rey

Como ir

Carro Distância de São João del Rey a Belo Horizonte: 200 km

Ônibus: Partidas diárias de Belo Horizonte

Trem: De Tiradentes, uma curta viagem turística numa velha maria-fumaça.

Avião: Há avião para Belo Horizonte. De lá você terá que tomar uma conexão rodoviária até São João del Rey.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em São João del Rey

O centro histórico é uma boa região para você se hospedar. Bonito e tem tudo por perto.

Escolha e reserve seu hotel em São João Del Rey

Melhor época

O inverno é fresca, a noite é bom ter consigo um casaco. Mas julho, principalmente é um mês animado.

Vídeo Sobre São João del Rey

Atrações

A exemplo das outras cidades históricas de Minas, São João Del Rey também cresceu durante o Ciclo do Ouro, mas foi a primeira da região a desenvolver um amplo comércio, a indústria têxtil e a possuir um ramal da estrada de ferro Oeste Minas, que a ligava ao Rio de Janeiro. Assim, tendo se firmado como núcleo comercial, São João del Rey não sofreu, como as demais, com o esgotamento das minas de ouro. Foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Iphan em 1943.

São João Del Rey que, faz parte do circuito turístico Campos das Vertentes, nos oferece hoje o belo cenário de suas construções históricas, igrejas em estilo barroco, um rico artesanato em pedra sabão, prata e latão, tecelagem e artefatos de couro.

Entre as atrações mais importantes da cidade de São João del Rey estão: o Memorial Tancredo Neves, seu filho mais ilustre, o Solar dos Neves, o Pelourinho, o chafariz ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o chafariz da Legalidade, a casa do Padre José Maria Xavier, a Casa da poetisa Bárbara Eliodora, o Museu Regional de São João del-Rey, o Museu Ferroviário. Ela possui até mesmo uma mina de ouro de verdade, da qual ainda se extrai o rico mineral, a mina Presidente Tancredo Neves, em Senhor dos Montes.