Sobre Santorini: uma ilha na cratera de um vulcão
Santorini é uma ilha muito especial: em forma de meia-lua, é o que restou de um vulcão que explodiu em 3.000 a.C.
Mapa de Santorini
Como ir, transportes
Avião
Há voos de Atenas, Mikonos e outras ilhas gregas, em pequenos aviões da Olympicair.
Veja passagens aéreas e pacotes
Barco
Há barcos e ferries entre a Santorini, o porto de Pireus em Atenas e também para diversas outras cilhas gregas mais importantes. Consulte a Greece Ferries.
Hotéis em Santorini
A melhor região para se hospedar na ilha é no Centro (lá no alto…) ou em Oía na ponta norte.
Escolha e reserve seu hotel em Santorini
Melhor época
Veja a melhor época para ir à Grécia
Atrações turísticas
Boa parte de suas construções está pendurada nas encostas e as ruas ligam-se por rampas e escadarias. De longe, quando você se aproximada de barco, a impressão provocada pelas casas muito brancas é de um pico nevado. Há táxis do porto, embaixo até a cidade, no alto.
Muitos pesquisadores modernos atribuem a explosão de Santorini à destruição da civilização minuana, de Creta, que teria sido a famosa Atlântida. De fato, essa civilização era muito adiantada do que as demais existentes no Mediterrâneo.
Vídeo sobre Santorini
Oía
A principal cidade da ilha é Thira, mas a mais bonita é Oía, no extremo norte da ilha, com um cenário mágico, principalmente durante o pôr-do-sol, quando as casas, todas coloridas, são banhadas por uma aura alaranjada. A vista é absolutamente inesquecível. Todo final de tarde muitas pessoas vão para Thira apenas para apreciar o sol poente.
Antes do vulcão explodir, existia, em Santorini, uma civilização avançada, da qual se tem uma amostra visitando as impressionantes escavações da antiga cidade de Akrotiris, onde há até sobrados em ótimo estado de conservação. Os afrescos encontrados nas paredes, verdadeiras obras de arte, estão no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Akrotiris
O sítio arqueológico de Akrotiris é aberto à visitação e eventualmente você poderá acompanhar o trabalho dos arqueólogos. Boa parte das peças encontradas vão levadas para o museu arqueológico de Atenas, onde ficam em exposição.