Santo Amaro da Purificação, Bahia

Sto. Amaro da Purificação, Bahia

 

Santo Amaro da Purificação

Santo Amaro da Purificação é a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia, onde mora Dona Canô, mãe desses ícones da música popular brasileira, a cidade também é conhecida como Santo Amaro da Purificação. Desde os primeiros tempos da colonização, mitos e crenças fizeram parte da vida de seus habitantes.  As comunidades rurais dos seus arredores ainda preservam os velhos cantos de trabalho entoados nas épocas de colheita. Não é à toa que se fez famosa a música de domínio popular “Alô meu Santo Amaro | Eu vim lhe conhecer | Eu vim lhe conhecer | Santa santamarense | Pra gente aprender | Pra gente aprender”.

Mapa de Santo Amaro da Purificação

O samba de Roda

O autêntico samba-de-roda ainda existe ali, especialmente no Distrito de São Braz, onde se destaca o grupo Samba Chula, do “seu” João Saturno, conhecido como João do Boi, que participou de gravações do compositor Roberto Mendes, em projeto de Antonio Nóbrega e Maria Bethânia.

Os primeiros povoadores estabelecidos às margens do rio Traripe, junto à igreja jesuíta de 1557, enfrentaram feroz resistência dos índios. Após o assassinato de um padre no interior da igreja, o lugar ganhou fama de amaldiçoado, fazendo com que sua população se transferisse para as margens do Rio Subaé.

Igreja de Nossa Senhora da Purificação

Concluída em 1700, tem o interior decorado com azulejos portugueses e pinturas a óleo sobre madeira, obras de José Joaquim da Rocha. Os festejos em homenagem à padroeira, que se iniciam uma semana antes de 2 de fevereiro, dia a ela consagrado, são organizados por Dona Canô. O apogeu da festa é um ritual semelhante ao da Festa do Bonfim, com a participação de mais de 400 baianas que lavam com água de cheiro as escadarias e o piso da igreja. End. Pça. da Purificação

Museu do Recolhimento dos Humildes

Possui valioso acervo de móveis do século XIX e peças de arte sacra, algumas das quais do século XVII, outrora pertencentes a capelas de engenhos. End. Pça. Frei Bento

Cachoeira do Urubu

A cachoeira de 38m de altura tem cinco quedas d’água. O acesso só é permitido com acompanhamento de guias credenciados pela Secretaria da Cultura.

Atrações turísticas

O Recôncavo Baiano não se limita à badalada Itaparica. Todo o Recôncavo Baiano possui povoados interessantes, atrações, ilhas e muita coisa para se ver e fazer.
Confira as atrações turísticas do Recôncavo Baiano.

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes