Rimini, a terra de Federico Fellini
A litorânea Rimini é famosa por ser a terra natal de Federico Fellini e um dos mais concorridos balneários italianos, que atrai sobretudo turistas do norte da Europa. Para nós, brasileiros, que temos belas praias espalhadas pelo país, o principal interesse de Rimini é seu centro histórico afastado da bagunça da longa avenida beira-mar que concentra uma sucessão de restaurantes e bares.
Mapa de Rimini
Como ir a Rimini
Avião
O Aeroporto Internazionale Federico Fellini, que serve Rimini e San Marino, recebe diariamente voos de linha provenientes de Roma, bem como charters vindos de diversos países europeus.
Veja preços de passagens aéreas e pacotes para a Itália
Carro
De Bolonha (117 km), pegue a A14.
Trem
Há trens diretos a partir de Bolonha (1h a 2h30).
Onde se hospedar em Rimini
Escolha e reserve seu hotel em Rimini
Atrações turísticas em Rimini
Piazza Cavour e vizinhanças
No centro histórico há ruazinhas bem agradáveis para se caminhar e edifícios históricos, como o Palazzo del Podestà.
Tempio Malatestiano
Via IV Novembre, 35. Belíssimo exemplar da arquitetura renascentista, erguido no século XV por ordem de Sigismondo Malatesta, em homenagem a si próprio, que aparece rezando para San Sigismondo em um afresco de Piero della Francesca. Outra obra-prima do templo é um crucifixo de Giotto. O arquiteto contratado por Sigismondo, um rico mecenas da família que governava Rimini à época, foi o grande Leon Battista Alberti.
A decoração um tanto erotizada do templo, assim como o gênio violento do tirano, acusado de crimes bárbaros (estupros, abuso de menores, assassinato de um irmão e de duas esposas…), acabaram por fazer com que o papa o excomungasse e se aliasse a seu maior inimigo, Federico de Montefeltro, para derrotá-lo. Disse o Papa Pio II sobre o Tempio Malatestiano: “Não parece um templo de Cristo, e sim de adoradores do demônio”… Vencido após sangrentas batalhas, Sigismondo morreu em desgraça depois de perder todo seu território, com exceção da cidade de Rimini, e foi enterrado nessa igreja, ainda inacabada.
Museo Fellini
Via Clementini, 2. Por iniciativa da Fondazione Federico Fellini, foi criado na casa onde morou o cineasta um completo museu que tem por tema sua obra, com fotografias, figurinos e uma exposição multimídia que aborda todas as fases da criação artística desse gênio italiano do cinema.
A Itália em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.