Recife
Recife, praia da Boa Viagem - Foto Nicholas Bittencourt CCBY SA
Recife, praia da Boa Viagem – Foto Nicholas Bittencourt CCBY SA

Recife, Pernambuco

Capital de Pernambuco, Recife tem a característica de ser uma cidade grande praiana. Ideal para passar a tarde em uma das suas praias com água cristalina e poder aproveitar o melhor da vida noturna de uma cidade desse porte. Por ser considerado o primeiro polo gastronômico do Nordeste, conhecer a gastronomia local é imprescindível para os visitantes.

Festas, arte, história e cultura

Para os amantes de festa, Recife é um paraíso, principalmente na época de Carnaval e nas festas juninas, quando a cidade inteira entra em clima de folia. Já quem gosta de arte e história pode escolher entre os 29 museus espalhados pela cidade. Além disso, a paisagem conta com pontes, parques, igrejas, teatros e monumentos históricos que valem a pena conhecer.

Confira a programação cultural

Vale a pena verificar a programação cultural do período que for visitar a cidade, pois sempre tem shows, peças e apresentações acontecendo. Aproveite para conhecer os projetos sociais e como funcionam. Por ser uma cidade grande com muitos habitantes, Recife tem um programa completo de projetos com oficinas, palestras e até roteiros de passeios gratuitos.

Mapa de Recife

Como ir

De avião

O aeroporto Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, fica ao sul da cidade, a 11 km do centro. Recebe voo das principais capitais brasileiras. As empresas TAM e Azul têm diversos voos diretos de São Paulo.  É possível utilizar o metrô para ir do aeroporto a Recife. A estação do metrô mais próxima é a estação do Aeroporto (linha sul), em frente ao aeroporto, próxima à praça Ministro Salgado Filho.  A outra opção é o táxi ou alugar um carro. Há locadoras no aeroporto.

Veja passagens aéreas e pacotes

De carro

Quem vem de Paraíba ou Alagoas utiliza a BR-101. Pelo sul, utilize a AL-101 que acompanha o litoral o litoral e, depois as rodovias PE-060 e PE-009 – a última, duplicada, tem pedágio. A BR-232, parcialmente duplicada  liga Recife ao interior.

Distâncias de outras cidades: João Pessoa, 136 km; Maceió, 266 km; Rio de Janeiro, 2.359 km; São Paulo, 2.667 km.

De ônibus

A viação Itapemirim possui linhas das principais capitais até Recife. A rodoviária é ligada ao Centro por metrô (30 minutos).

Onde se hospedar

Os bairros de Boa Viagem e Pina concentram as melhores praias, restaurantes e bares e hotéis.

Escolha e reserve seu hotel em Recife

Melhor época

O calor predomina em quase todo o ano, a única época de chuvas é entre abril e junho. Entre o final de novembro e o começo de dezembro, o Pré-Carnaval agita a cidade, depois em julho, mês de São João em todo o estado. 

Atrações

Recife antigo

Um bairro histórico onde fica o marco zero, conhecido por ser palco das principais festas da cidade, como o Carnaval e o Festival Rec-Beat. É também onde se encontra a maioria dos prédios históricos.

Parque das Esculturas de Francisco Brennand

Inaugurado na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, o Parque das Esculturas conta com obras do artista plástico Francisco Brennand. Os visitantes podem ver tartarugas, pelicanos, pássaros, entre outros animais. A travessia para o parque é feita pelo Marco Zero, das 7h às 17h.

Centro de artesanato de Pernambuco

Com mais de 2.500 metros quadrados, o Centro de Artesanato de Pernambuco possui um espaço gastronômico, uma galeria para exposição, um auditório e uma loja de presentes. O centro, que promove a arte pernambucana, já vendeu mais de 106 mil peças.

Paço do frevo

Um dos prédios mais belos de Recife, o Paço do Frevo é dedicado à divulgação do Frevo. Funciona também como centro de para pesquisa, lazer e formação sobre o frevo. Se você quer aprender como se dança já sabe onde se dirigir…

Melhores Praias

Praia de Boa Viagem

Uma das praias mais urbanizadas da região, a Praia de Boa Viagem é superbadalada e tem uma ótima infraestrutura. Sempre lotada na temporada e fins de semana, possui os bares e quiosques que servem bebidas e petiscos caprichados. Suas águas tranquilas são seguras para crianças. Infelizmente, nada é perfeito. Tubarões já foram avistados nas redondezas. Fique de olho nos avisos sobre tubarões, e permaneça na parte rasa próxima à praia.

Praia do Pina

 Também bastante frequentada nas altas temporadas, a Praia do Pina é ideal para a prática de esportes como o kitesurf. O mar é levemente agitado, a água é transparente e a areia dourada.