Portugal para que gosta de História
Portugal é a nação mais antiga da Europa. Tem uma língua única e um mesmo território há séculos. Por isso sua história é tão rica. Nenhum outro povo no mundo contribuiu tanto para ampliar o conhecimento que os ocidentais tinham deste planeta.
As Grandes Navegações
As chamadas Grandes Navegações, promovidas por esse pequeno país puseram o Ocidente em contato com civilizações distantes que a Europa de então mal ouvira falar: a Índia, a China, as Filipinas, o Japão. Exagerando um pouco, podemos dizer que foi graças a Portugal que os europeus descobriram o Oriente. Estiveram também em toda a costa da África e nas terras ainda virgens que formariam um dos maiores países do mundo: o Brasil.
A rica herança cultural portuguesa
Quem percorre Portugal depara em todo canto de seu território com uma incrível herança histórica e cultural que vem do paleolítico, chega aos tempos romanos, atravessa a Idade Média e a Renascença: são centros cerimoniais pré-históricos, castelos medievais, igrejas barrocas, palácios, mosteiros. Quase todos testemunharam acontecimentos que abalaram a vida do país e chegaram a influenciar a Europa. Em certo castelo um rei foi assassinado, em outro foram assinados tratados de paz ou declarações de guerra, outro foi cenário de violentas batalhas contra os mouros ou os castelhanos.
Nossa história está intimamente ligada à história de Portugal
O que é interessante para o brasileiro é que a história portuguesa está intimamente ligada à nossa. Tudo o que aconteceu no Brasil até a independência, pelo menos, foi consequência de acontecimentos lá na terrinha, do outro lado do Atlântico. Decisões tomadas na corte lusitana infuenciaram a colonização do Brasil desde a época das capitanias hereditárias. A nossa independência em si foi resultado indireto da invasão de Portugal por Napoleão e da fuga da família real para cá.
A história mais recente
Se formos falar de sua história mais recente, Portugal passou por uma ditadura, a de Salazar, inspirada no fascismo e fortemente apoiada pela ultra-conservadora Igreja Católica lusa. A imprensa foi amordaçada, os presos políticos eram numerosos.
Um império moribundo
Depois de perder o Brasil Portugal procurou manter a qualquer custo suas colônias africanas. Já em 1961 Goa fora retomada pelo exército indiano. Em dezembro de 1999 perdeu Macau para os chineses. Tentando salvar o que sobrou – Angola, Moçambique e outras colônias africanas – Portugal teve que se envolver em guerras caras, sangrentas e tremendamente impopulares contra os movimentos de liberação nesses territórios.
A Revolução dos Cravos
O regime de inspiração fascista só foi derrubado em 25 de abri de 1974 pela Revolução dos Cravos. Na verdade foi um um golpe militar com forte apoio popular. Não importa, lá os militares deram um golpe para restaurar a democracia. Nas América do Sul instalaram ditaduras sanguinárias. A brasileira durou 21 anos.
Informações práticas sobre Portugal
Como ir a Portugal
Veja passagens aéreas e pacotes
Hotéis em Portugal
Escolha e reserve seu hotel no Algarve
Escolha e reserve seu hotel no Alentejo
Escolha e reserve seu hotel em Coimbra
Escolha e reserve seu hotel em Lisboa
Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro
Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal
Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa
Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela
Portugal em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.