Passeios nos arredores de Salta
San Antonio de los Cobres
A 140 km de Salta, San Antonio de los Cobres é um pequeno vilarejo mineiro a 3.744m de altitude, no meio de uma paisagem árida, que parece cenário de antigos “westerns spaghetti”. A uns 10 km ao norte de San Antonio pela RN 51 ficam as fontes termais de Pompeya, com propriedades medicinais, e 5 km mais adiante está o famoso viaduto La Polvorilla, por onde passam os trilhos do Tren de las Nubes, de 65m de altura e quase 2,5 km de comprimento, a 4.200m sobre o nível do mar. Embora seja possível pernoitar na aldeia, as opções de hospedagem são limitadas.
Mapa de Salta e arredores
Tren a las Nubes
A linha férrea, uma obra-prima da engenharia da década de 1920, levou 27 anos para ser concluída. Agências de turismo em Salta oferecem excursões que partem cedo de Salta, vão a San Antonio de los Cobres e retornam à cidade à noite.
A viagem, que toma umas 15h no total, é uma aventura espetacular. Você verá paisagens absolutamente incomuns, com um deserto de altitude desolado que corresponde ao prolongamento meridional do Altiplano Andino, montanhas de tons amarelados e vermelhos e picos nevados.
O trem passa por túneis, roda junto a abismos e pára um momento sobre o viaduto La Polvorilla, a 4.200m de altitude.
Site oficial do Tren a las Nubes.
San Lorenzo
A 10 km de Salta. Esse distrito abastado, a 1.450m de altitude, encanta pela bela paisagem de colinas verdes cobertas por florestas, com trilhas propícias a caminhadas e passeios a cavalo. Para o turista é um lugar agradável, mas não “imperdível”. Uma de suas curiosidades é o Castelo de San Lorenzo, construído em estilo florentino pela família abruzzina Bartoletti no final do século XIX. Restaurado pelo americano John Johnston, o castillo, convertido atualmente num elegante hotel-restaurante, foi cenário, nos anos 1960, do filme Taras Bulba, com Yul Bryner.
Site oficial do castelo-hotel-restaurante San Lorenzo
Santa Rosa de Tastil
O minúsculo povoado a 3.080m de altitude fica a 100 km de Salta pela RN1, passando pela Quebrada del Toro, uma garganta com paredões de pedras quase a pique. Bem próximo ficam as ruínas dos muros da cidadela pré-incaica do século XIV, que deve ter tido, no seu apogeu, 2.000 habitantes. Escavações realizadas no local resultaram na descoberta de muitas peças de cerâmicas e outros objetos de uso diário.
Informações práticas
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires
Escolha e reserve seu hotel em Bariloche
Escolha e reserve seu hotel em Mendoza
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes
A Argentina em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
sobre a as regiões mais interessantes do país.