Parma, cidade de longa tradição cultural
Rico polo industrial do vale do rio Pó, nas proximidades dos Apeninos, Parma tem um belo centro histórico e uma longa tradição cultural, como demonstra sua universidade fundada no século XV.
Mapa de Parma
Como ir a Parma
Ver preços de pacotes e passagens aéreas para a Itália
Carro
De Bolonha (105 km) pegue a A1.
Trem
Existem trens diretos de Bolonha para Parma (1h).
Hotéis em Parma
Escolha e reserve seu hotel em Parma
Melhor época
Primavera e outono. Saiba mais sobre a melhor época na Itália.
Atrações turísticas em Parma
Inicialmente etrusca, em seguida ocupada pelos romanos, a cidade tornou-se comuna livre na Idade Média até cair sobre o domínio dos Sforza e, posteriormente, dos Visconti de Milão. Em 1545, passou a ser governada pelos Farnese, família de mecenas (e papas!) que a enriqueceram com belos monumentos e tornaram-na um importante centro artístico.Governada no século XIX pelos Bourbons franceses, Parma foi embelezada com numerosas pontes, edifícios e outras obras.
Parma é também uma das capitais gastronômicas da Itália; quem nunca ouviu falar de seu queijo (o parmigiano, ou parmesão) e de seu delicioso presunto cru (prosciutto crudo)? Perto do Palazzo della Pilotta, no Mercato Coperto, você encontra todos os tipos de parmesão, presunto cru, salame, culatello (o “miolo” do presunto, uma especialidade de Parma) e frios em geral. Compre um pouco de cada, um pão, um bom vinho e… bom apetite! Se tiver em dificuldade em escolher seu parmigiano (há vários tipos, com diferentes envelhecimentos). Com mais ou menos 8 meses, um parmesão é bom para comer como petisco, e com 18 a 24 meses está no ponto certo para ser ralado. turismo.comune.parma.it Parma: turismo. Oficial. Tour virtual.
Piazza del Duomo
Possui um fabuloso conjunto arquitetônico. O imenso Duomo românico-lombardo do século XI tem uma fachada composta por três linhas de colunas em forma de arco e um portal protegido por leões de pedra. Seu interior passou por diversas transformações nos séculos seguintes, quando a cúpula foi decorada por Correggio com afrescos de inspiração barroca. Ao lado do Duomo fica o elegante Campanile gótico e, em frente dele, o Batisttero, do final do século XII, em mármore cor de rosa, tão lindo que ofusca o próprio Duomo. Os delicados afrescos de influência bizantina e os lindos relevos em seu interior são obras-primas da arte parmesã.
San Giovanni Evangelista A igreja renascentista, bem atrás do Duomo, de fachada barroca, tem sua cúpula pintada por Correggio, bem como obras de outros pintores barrocos de renome. Ela forma um conjunto com o mosteiro, cuja biblioteca foi atingida pelos bombardeios aliados em 1944.
Palazzo della Pilotta
Nesse palácio está instalada a Galleria Nazionale, museu que abriga uma coleção de obras dos séculos XIII ao XIX, iniciada pela família Farnese, entre elas telas de mestres como Fra Angelico, Canaletto e El Greco. No primeiro andar está o originalíssimo Teatro Farnese, resultado de uma adaptação feita no começo do século XVII na antiga sala de armas.
Museo Arturo Toscanini Atenção, amantes da música erudita: foi nessa casa que nasceu Arturo Toscanini. Nela funciona hoje um museu com fotos e objetos pessoais que pertenceram ao mítico maestro.
Atrações turísticas nos arredores de Parma
Fidenza
De Parma (23 km), pegue a S9. A pequena cidade que se destaca por seu Duomo gótico-românico e pelo centro histórico medieval.
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos