Opções econômicas para comer em Paris

Opções econômicas: comer em Paris sem esfolar o bolso

Mapa de Paris

Comer em Paris pode parecer um luxo para o brasileiro que ganha em reais e imagina que só vai encontrar restaurantes caros por lá, mas não é bem assim. Por precinhos bem em conta (uns 6 euros), em Paris você pode comer um lanche na rua mesmo, em pé, num quiosque ou então num pequeno café, seja no balcão ou à mesa. A variedade é grande: sanduíches como o croque-monsieur (uma espécie de misto quente francês), folhados salgados e doces, crepes, batatas fritas em cartuchos de papel, churrasquinhos gregos em pão pita (antes só de carneiro, atualmente também de frango e sempre muito mais confiáveis o que os que são vendidos deste lado do oceano…), quiches (espécie de tortas salgadas) etc.
Na mesma faixa de preço estão os lanches servidos nas cadeias de fast-food, como a Pain de Pomme, que tem várias filiais espalhadas pela cidade.
Se você for jovem e/ou estudante “duro” e não aguentar mais comer sanduíche (os dez mil dólares que papai mandou ainda não chegaram…), procure, além dos restaurantes universitários, os refeitórios dos Albergues da Juventude e das Maisons Internationales de la Jeunesse et des Étudiants.

É feio comer na rua ou em pracinhas ?

Nem um pouco. Em Paris todo mundo está sempre comendo, até dentro do metrô! Por isso não esquente: você pode comprar um falável uma uma crepe e ir comer na pracinha. Provavelmente irá se deparar com outras pessoas fazendo o mesmo.

Comer no quarto hotel

Outra opção é comprar pão, frios, queijos, suco ou vinho e comer no quarto. Não dirão nada se você não deixar o chão cheio de migalhas, nem derramar vinho na mesa…  Além disso você poderá provar as especialidades do país, comer um pão e um queijo excelente ou tomar um vinho bem razoável por uns cinco euros. O mesmo vale para o café da manhã, proporcionalmente muito caro em relação ao preço da diária e, nos hotéis econômicos, bem simplesinhos.

Restaurantes universitários (Restôs U)

Nos diversos restaurantes universitários em Paris, você pode comer se tiver uma carta internacional de estudante. O preço de uma refeição para estudantes matriculados numa universidade francesa é super barato. Para estudantes munidos da carteira internacional, é um pouquinho mais. A refeição inclui entrada, prato principal e sobremesa ou queijo. (Não se preocupe; é bem melhor do que os «bandejões» de certas universidades brasileiras…). Vários restaurantes universitários possuem também cafeterias que servem lanches e formules ou plats du jour por preços bem acessíveis. Atenção: os restaurantes universitários que abrem para o jantar fecham relativamente cedo: às 20h. Afinal, jantando por  esse preço, não espere uma noitada no Moulin Rouge!

Listagem de restaurantes universitários por bairro

Assas 92, rue d’Assas. Bairro: Saint-Germain-des-Prés / Musée d’Orsay / Montparnasse

Châtelet 8-10, rue Jean Calvin. Bairro : Notre-Dame / Quartier Latin

Cité universitaire de Paris 19, boulevard Jourdan. Bairro: Saint-Germain-des-Prés / Musée d’Orsay / Montparnasse

Dareau 13-17, rue Dareau. Bairro : Saint-Germain-des-Prés / Musée d’Orsay / Montparnasse

Mabillon 3, rue Mabillon. Bairro: Passy / Bois de Boulogne

Mazet 5, rue André Mazet. Bairro : Saint-Germain-des-Prés / Musée d’Orsay / Montparnasse

Assas 92, rue d’Assas. Bairro: Saint-Germain-des-Prés / Musée d’Orsay / Montparnasse

Bullier 39, avenue Georges Bernanos.  Bairro: Notre-Dame / Quartier Latin

Châtelet 8-10, rue Jean Calvin. Bairro: Notre-Dame / Quartier Latin

Necker 156, rue de Vaugirard. Bairro : Tour Eiffel / Trocadéro

Tolbiac 17, rue de Tolbiac. Bairro : Bercy / Tolbiac / Bois de Vincennes

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França