Opções de hospedagem na Argentina, hoteis, posadas, hosteis, cabañas
Hotéis
Os hotéis mais modernos, de construção recente, costumam seguir o modelo das grandes redes americanas: são confortáveis, mas sem muita personalidade. Já os hotéis menores podem supreender. Alguns são muito charmosos. Em Buenos Aires e outras grandes cidades, muitos hotéis de categoria mediana (de 2 ou 3 estrelas) têm um jeitão meio anos 1950: carpetes velhuscos, elevadores vetustos, recepcionistas nada patuscos e lustres tirados de cenários de filmes do Gardel. Os banheiros são, via de regra, limpos, mas muitas vezes, com louças sanitárias antigonas. É inegável que apesar disso (ou, talvez, por isso mesmo) têm um certo encanto, à la “Corrientes 348” (quem conhece esse tango entenderá o que queremos dizer).
Em praticamente todo o país podem ser encontrados hotéis de alto padrão a preços razoáveis. Os serviços das recepções costumam ser eficientes e confiáveis.
Hosterías e posadas
Teoricamente, hosterías ou posadas seriam o equivalente às “pousadas” brasileiras, conceito um tanto vago que abrange tanto estabelecimentos super bem decorados e confortáveis, com bons cafés da manhã e certos serviços, quanto lugarzinhos simples que não passam de quartos em casas de famílias e não oferecem serviço algum aos hóspedes. Algumas hosterías e posadas são classificadas por estrelas, o que também não esclarece muita coisa. Na realidade, o preço e os serviços e confortos oferecidos dizem mais sobre o que você pode esperar do lugar do que o nome.
Residenciales e hospedajes
Residenciales e hospedajes também são nomes que não significam muita coisa; muitas vezes (mas nem sempre) funcionam em casas de família, como “pensões”, e costumam ser mais simples que hotéis, hosterías e posadas.
Hosteles ou hostales
Hostel (ou hostal), finalmente é, em princípio, um estabelecimento filiado à Hostelling International (antigo “Albergues da Juventude”), ou que segue um esquema parecido. Em geral, são direcionados ao publico jovem ou mochileiro, mas nada impede que viajantes não tão jovens e pouco exigentes quanto a conforto se hospedem neles caso precisem economizar. Existem hostéis de diversos perfis e muitos possuem quartos duplos com banheiro privativo. Alguns são decorados com gosto e mais caros e confortáveis do que hotéis simples. Site da Hostelling International na Argentina. Reservas on-line.
Cabañas
Fora dos centros urbanos, principalmente em lugares nos quais a atividade turística está ligada ao contato com a natureza e que recebem muitos turistas da própria Argentina (como a região das Serras de Córdoba e o Distrito dos Lagos), as cabañas (chalés) são uma boa alternativa de hospedagem, sobretudo para quem viaja de carro em grupo ou com a família. Os chalés, via de regra, têm cozinha equipada, permitindo que você mesmo prepare suas refeições, e comportam várias pessoas.
Campings
Embora muita gente deteste acampar, há quem adore. Tem que ter espírito para a coisa. Para quem gosta, a Argentina é um dos melhores países do mundo. Há um bom número de campings bem confortáveis espalhados por todas as regiões, alguns deles com chalés (cabañas) para alugar. Assinalamos vários nas principais localidades turísticas.
Algumas prefeituras disponibilizam áreas com infra-estrutura mínima, em que não se paga nada ou quase nada para acampar. Certos equipamentos são essenciais, como camping-gas, uma vez que acender fogueira é geralmente proibido.
A Argentina é um país de campistas e você encontra lojas onde poderá comprar, provavelmente por um preço melhor do que no Brasil, barracas e outros materiais de camping.
Os campistas devem evitar incomodar seus vizinhos (como música no ultimo volume, por exemplo) e, ao se retirarem, devem deixar o lugar tão limpo e em ordem como o encontraram. Os argentinos nesse ponto são como nosotros: respeito é bom e eles gostam.
Nestes sites, você encontra endereços de campings em todo o país e muita informação sobre o assunto: Voy de Camping | Acampemos | Acampante
Classificação oficial dos estabelecimentos
Em geral a classificação por estrelas na Argentina, principalmente fora de Buenos Aires, significa muito pouco. Pode haver hotéis de uma estrela mais caros e melhores do que de três. Uma pousada sem estrela alguma pode ser melhor que um hotel de duas estrelas na mesma cidade. Quando você chega a uma hostería e pergunta quantas estrelas o lugar tem, pode ouvir como resposta: “No tiene exactamente, pero es algo asi como tres estrellas…” Por outro lado, até certos hostels possuem estrelas. Portanto, o melhor a fazer es olvidar las estrellas…
Informações práticas
Onde se hospedar na Argentina
Reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.
Hotel na Argentina
Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas
Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche • Hotel em Cafayate
Hotel em Córdoba • Hotel em El Calafate • Hotel em El Chaltén • Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes • Hotel em Las Leñas • Hotel em Mendoza
Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca • Hotel em San Rafael
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos • Hotel em Salta
Hotel em San Martin de los Andes • Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes
A Argentina em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
sobre a as regiões mais interessantes do país.