New York para a o público gay

https://manualdoturista.com.br/opcoes-economicas. New York para a o público gay. Gay Pride Parade New York City 2011

New York para a o público gay

Por André Ranzatti

New York para o público gay é repleta de atrações. Depois de San Francisco, Nova York é considerada a principal cidade gay friendly dos Estados Unidos. Os bairros de Chelsea e de Greenwich Village, sobretudo nas redondezas da Sheridan Square, são os favoritos dos público gay e lésbico, de dia e à noite.

Os sites, bares, hoteis e outros lugares considerados gay friendly , não apenas em New York, mas em toda parte, são locais onde o público LGBT (gays do sexo masculino e lésbicas), são recebidos cordialmente. Manifestações de carinho como as que existem entre casais heteros não são objeto de reprovação. Por isso mesmo gays de ambos os sexos participam juntos de manifestações, quase sempre apoiados por uma parcela crescente de liberais heteros.

Mapa de New York

As noite gays em bares héteros

Além dos muitos bares e boates voltados em especial para eles, há noites GLS em locais onde costuma ir o público hetero. Recentemente, East Village também tem sido freqüentado pelos homossexuais, embora em proporção bem menor.

Serviços direcionados ao público gay

Nova York oferece serviços direcionados especialmente ao público GLS: publicações, livrarias, uma estação de TV, clubes e até uma igreja. A primeira livraria voltada para o público gay, a Oscar Wilde Bookshop, foi fundada em 1967, em Greenwich Village. Como em outras partes do mundo, os locais GLS são assinalados com uma bandeira com as cores do arco-íris.

Eventos para o público gay

Há eventos culturais de interesse de gays e simpatizantes, como o New York Lesbian and Gay Festival, um festival de cinema que ocorre no início de junho em diversos lugares na cidade. Para saber mais, consulte New York Festival

Gay Pride Day

Outro evento imperdível para os gays e também para os heteros liberais é a parada do Gay Pride Day (Dia do Orgulho Gay). A festa anual no final de junho comemora o levante de Stonewall, data marcante para os homossexuais americanos. A parada é uma das mais famosas do mundo e acolhe gente de todas as partes do globo.

A noite gay de New York

A noite gay é muito dinâmica, novos locais são inaugurados todos os dias, outros podem fechar de uma hora para outra. Nunca deixe de confirmar se o lugar em que você quer ir ainda está aberto, ou se o evento está confirmado. É comum que uma festa à qual você queria muito ir seja cancelada a uma semana da sua viagem… Fique de olho!

Sites de interesse do público gay
Site do Lesbian, Gay & Bisexual Community Center.
Site oficial da NYC Gay Pride.
Veja na seção MUSTS a programação semanal das festas.

Matéria especial – O levante de Stonewall

Na madrugada de 27 para 28 de junho de 1969, investigadores da polícia de Nova York em trajes civis entraram, pela terceira vez em quinze dias, no Stonewall Inn, bar freqüentado por gays, situado no n° 53 da Christopher Street, em Greenwich Vilage.

Uma discriminação que beira ao absurdo

Era proibido servir bebidas alcoólicas a homossexuais em bares na década de 1960! Depois de examinar os documentos dos clientes, que foram expulsos aos empurrões, os policiais fecharam o bar, prenderam dois empregados e três dos freqüentadores.

A reação gay

Desta vez, porém, os gays, cansados de serem humilhados pela polícia nova-iorquina, reagiram enfrentando os cops com garrafas e pedras. Surpreendidos, os policiais recuaram, refugiando-se dentro do bar, enquanto uma multidão enraivecida sitiou o estabelecimento. Os agentes só puderam deixar o local após a chegada de reforços que dispersaram a multidão. Várias pessoas foram detidas.

A manifestação do dia seguinte  aos confrontos

No dia seguinte, uma manifestação foi convocada em frente ao Stonewall, onde fogueiras foram acesas. Alguns ridicularizaram a polícia, dançando o tradicional can-can na frente dos policiais, que investiram contra o grupo. Os conflitos que se seguiram duraram duas horas.

A passeata na Christopher Street

Na noite do dia 29, uma passeata na Christopher Street foi dissolvida com extrema violência e muita gente saiu ferida. No dia 9 de julho, ocorreu uma manifestação com a participação da Mattachine Society, uma organização gay criada na década de 1950 por estudantes e liberais heterossexuais.

Um marco na luta pela liberdade de cada um assumir suas opções sexuais 

A partir daí, os gays se organizaram e, apoiados pelos setores liberais e pela chamada new left americana, fizeram valer seus direitos. O acontecimento foi para os gays tão importante quanto as marchas organizadas pelos negros nas campanhas pelos direitos civis sob a liderança de Martin Luther King e tornou-se um marco na luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e em todo o mundo ocidental.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro