Natal, Praia de Jenipabu – Foto: Lubasi-CCBY
Natal, Rio Grande do Norte
Capital do Rio Grande do Norte, Natal é uma cidade relativamente pequena. Sua paisagem é dominada por dunas, pelo mar azul, pelo céu sempre limpo e pelas belas praias.
As principais atrações de Natal são os passeios de bugue ou quadriciclo pelas dunas, que compõem uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade. Também é uma bela escolha para quem gosta de mergulho autônomo ou praticar esportes como voos de paraglider ou parapente. Uma opção divertida é o esquibunda, onde o visitante escorrega das dunas para o mar.
Durante a noite, a cidade também é bem animada, repleta de bares e restaurantes. Além disso, Natal é conhecido por duas festas: o Carnatal, que acontece em novembro, um dos maiores carnavais fora de época do país, e o Natal, que transforma a cidade em um clima natalino tradicional.
Mapa de Natal
Como ir
De avião
O aeroporto fica a 17 km da Cidade Alta, com opções de táxi, van e ônibus circular para a cidade.
De carro
De Fortaleza, pegue a CE-040 até Aracati e, de lá, a BR-304, que leva a Natal, num trajeto total de 552 km. De João Pessoa, são 184 km pela duplicada BR-101.
Distância de outras cidades: João Pessoa, 184 km, Recife, 302 km, Brasília, 2.483 km, Rio de Janeiro, 2.645 km.
De ônibus
A viação Itapemirim atende à região. A rodoviária fica perto do centro.
Onde se hospedar
Ponta Negra, bairro que concentra as principais pousadas, flats e hotéis, além de muitos bares e restaurantes, é o melhor lugar para ficar. Os resorts ficam na Via Costeira.
Escolha e reserve seu hotel em Natal
Melhor época
O calor predomina em quase todo o ano e a única época de chuvas é entre abril e junho. Entre o final de novembro e o começo de dezembro, o Pré-Carnaval agita a cidade. De agosto a novembro e em março, o tempo é bom, e as diárias de hotel e os passeios são mais baratos.
Atrações em Natal
São muitas as atrações e atividades em Natal além das praias.
Morro do Careca
Localizada na praia Ponta Negra, uma das paisagens mais belas e características de Natal. Uma duna que desemboca na praia antigamente era usada para praticar atividades como esquibunda. Durante a noite, tem uma iluminação que torna o passeio bonito em qualquer hora do dia.
Centro de Turismo de Natal
A antiga Casa de Detenção da Capital hoje é o Centro de Turismo, onde se encontram uma galeria de arte contemporânea e uma feira de artesanato. Vale conhecer também o Forró com Turista, uma apresentação de dança que puxa os visitantes para dançarem.
Parque das Dunas
Com um tamanho equivalente a mil campos de futebol, a vista cheia de dunas e mata nativa é uma das vistas mais bonitas da cidade. São três opções de trilhas: Ubaia Doce, com as melhores vistas, caminhada de 2h30; Peroba, que passa por um mirante com vista para o Morro do Careca, 1h30 de caminhada; e Perobinha, 40 minutos. Parque das Dunas
As melhores praias em Natal
Ponta Negra
A praia mais badalada de Natal, muito frequentada por turistas e moradores. Ideal para prática de esportes como o surf, windsurf, kitesurf e stand-up paddle. É onde se encontra o Morro do Careca.
Pirangi do Norte e Sul
Separadas pelo rio Pirangi, as duas praias estão localizadas no sul de Natal, e são umas das mais frequentadas pelos turistas. Perfeita para banho, a praia também conta com passeio de barco, além de ter um carnaval muito animado. A Pirangi também abriga um mirante inusitado: o maior cajueiro do mundo. Para se aventurar em seus galhos paga-se um preço simbólico. De lá, você pode subir em uma plataforma de madeira, mais alta que a árvore, e apreciar a vista da praia.
Barra de Tabatinga
Última praia do sul de Natal, a grande atração de Tabatinga são os golfinhos, que frequentemente aparecem por lá e encantam os visitantes. Junte a graça dos golfinhos com a paisagem praiana, as dunas e falésias e não é de se estranhar o deslumbre dos turistas ao visitarem essa praia.
Matéria Especial
Sai mais caro viajar pelo Brasil ou para o exterior?