Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo, Bahia

Morro de São Paulo, turismo

O arquipélago de Tinharé, na Costa do Dendê, é composto por três grandes ilhas – Tinharé, Boipeba e Cairu – e 23 ilhotas. O povoamento de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, iniciou-se em 1535 com a chegada da frota de Francisco Romero. Em 1624, os holandeses ali aportaram antes de atacar Salvador.

Depois da expulsão dos invasores, Morro de São Paulo tornou-se um posto avançado de defesa da capital. Data dessa época o Forte Velho (ou da Conceição) erguido em 1630, que mais tarde, ampliado, ganhou o nome de Forte de Morro de São Paulo. A ilha desempenhou importante papel em vários episódios da História do Brasil até a Independência. Em 1992, todo o Arquipélago de Tinharé foi declarado Área de Proteção Ambiental.

A melhor infraestrutura, hotéis, pousadas, restaurantes

Morro de São Paulo é o principal povoado da ilha de Tinharé, o mais badalado e o que possui melhores condições para acolher turistas. Durante todo o ano, recebe gente de vários pontos do mundo que chega para curtir o charme de suas construções históricas, as belas praias e a animação. No centro de compras há desde lojas de artesanato até butiques de grifes e bons restaurantes. E quando a lua cheia se levanta grande e alaranjada sobre o mar, acontecem os luaus, convites à poesia e aos namoros…

Mapa do Morro de São Paulo

Como ir

 Avião

Do aeroporto de Salvador partem vôos diretos para Valença e para Morro de São Paulo (0h20) operados pela Addey Táxi Aéreo e pela Aero-Star .

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 Carro

De Salvador você tem duas opções. Uma delas é embarcar o carro no ferry que parte do Terminal Marítimo de São Joaquim e, chegando a Itaparica, seguir até Valença pela BA-001, passando por Nazaré. A outra é seguir é pela BR-324, depois pela BR-101 (sentido Itabuna) até Santo Antônio de Jesus, e de lá tomar a direção de Nazaré e Valença. Em Valença, estacione o carro e siga para o porto, já que em Morro de São Paulo não circulam carros.

 Ônibus

No Terminal Rodoviário de Salvador pode-se tomar ônibus direto para Valença operados pelas empresas Viação Camurujipe  ou Águia Branca . De Itaparica também partem ônibus para Valença.

 Barco

Para ir diretamente a Morro de São Paulo a partir de Salvador, tome um catamarã ou uma lancha no Terminal Marítimo atrás do Mercado Modelo (2h). Outra opção é via Valença por barco comum ( 1h30) ou lancha (0h40). Este trajeto é o preferido por pessoas que sofrem de enjôo no mar, pois boa parte do percurso é feito pelo rio Una, o que evita o balanço excessivo do barco e o desconforto dos passageiros. Há muitas partidas diárias; não é necessário reservar nem comprar com antecedência.

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Morro de São Paulo

Melhor época

Em princípio o Morro de São Paulo pode ser visitado o ano todo. De setembro a março.  Se puer evite julho e(período de férias escolares) e agosto.

Vídeo sobre o Morro de São Paulo

Atrações turísticas no Morro de São Paulo

No Morro de São Paulo há muito para se ver e fazer. Saiba mais sobre atrações no Morro de São Paulo

Atrações turísticas nos arredores do Morro de São Paulo

Nas izinhanças do Morro de São Paulo existem praias e atrações que podem ser facilmente visitadas. Veja atrações próximas ao Morro de São Paulo

 Dicas

Morro de São Paulo lota no verão; reserve hospedagem. Leve pouca bagagem, pois não circulam carros na ilha. Como as ladeiras são bravas, pode ser uma boa contratar carregadores, que oferecem seus serviços junto ao porto e levam as malas até as pousadas localizadas na Primeira ou na Segunda praia. Não existe uma tabela; o valor cobrado varia em função do peso e volume de sua bagagem. Combine o preço ao contratar o serviço. Quem chega por via aérea conseguirá traslado em microônibus das agências de turismo locais, que vão até a Terceira e a Quarta praias.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Salvador