Minas Gerais: atrações turísticas
As montanhas, rios e vales do Estado de Minas Gerais têm muita história para contar. Nesse território povoado por portugueses, depois por paulistas, com suas entradas e bandeiras à procura de metais preciosos, desenvolveu-se muita arte e cultura.
Mapa do Estado de Minas Gerais
Como ir
Avião
Em de Belo Horizonte há dois aeroportos. Ônibus executivos e táxis ligam os aeroportos ao centro de Belo Horizonte.
Aeroporto de Pampulha – Menor a apenas 9 km do centro, utilizado principalmente para voos domésticos. (31) 3490-2000
Aeroporto de Confins – Muito maior, a 40 km de Belo Horizonte. Dele partem voos nacionais de longa distância a internacionais. (31) 3689-2700
Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva
Carro
A capital mineira é ligada a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e por meio da malha rodoviária nacional ao resto do país. É só ter um bom mapa em mãos e você chega onde quiser. Minas Gerais é um estado grande e central. As distâncias rodoviárias são grandes. De Belo Horizonte a:
Brasília (716 km); São Paulo (586 km), Rio de Janeiro (434 km), Vitória (524 km), Salvador (1.372 km), Fortaleza (2.528 km) e Porto Alegre (1.712 km).
Ônibus
Onde se hospedar
Melhor época
Belo Horizonte tem temperaturas mais agradáveis a partir do final do outono ao começo da primavera. O verão pode ser um tanto quente.
Vídeo sobre o Estado de Minas Gerais
Atrações turísticas
Foi em Minas que Tomás Antonio Gonzaga escreveu seus versos para Marília de Dirceu, onde floresceu a poesia de Drummmond de Andrade e a literatura fantástica de Guimarães Rosa.
O estado é também a terra de Milton Nascimento e Pelé. As cidades históricas de Minas Gerais abrigam as obras de Aleijadinho e ali foram dados os primeiros passos para a Independência do Brasil. Minas Gerais é hoje um estado próspero e dinâmico, mas que soube conservar a herança de seu rico passado.
Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, faz parte do circuito das Cidades Históricas de Minas Gerais, assim como Tiradentes, São João del Rey, Congonhas do Campo, e Mariana.
Região das estâncias hidrominerais
Na Região das Águas, ficam Poços de Caldas, Caxambu, Cambuquira, São Lourenço, Lambari e Conceição do Rio Verde. Nessa região, a variedade de doces é de deixar o visitante de água na boca.
Paisagens
Quem quer sossego e aprecia paisagens deslumbrantes, pode optar por passar umas férias na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde está a bela cidade de Araxá e as cidades de Campos Altos, Ibiá e Sacramento. Essa região serrana, de rios, vales e cachoeiras, é também um prato cheio para quem curte ecoturismo ou esportes radicais, pois possui trilhas, corredeiras e cavernas.
Culinária
Minas Gerais oferece várias possibilidades para os que querem usufruir bons momentos em suas férias. Além dos mais de cinqüenta roteiros já bem conhecidos que contam com toda estrutura para bem receber seus visitantes, novos circuitos turísticos estão se abrindo. Por outro lado, outro forte motivo para se conhecer Minas Gerais é a famosa culinária regional. Quem não conhece o tutu à mineira, que acompanha uma costelinha de porco com couve, o frango com quiabo, o pão-de-queijo, o doce de leite, o “Romeu e Julieta” (queijo com goiabada) e as cachaças de Minas Gerais, conhecidas e valorizadas em todo o Brasil? Não há como estar lá sem se deliciar. Vá e aproveite, porque em Minas tem de tudo: um povo bom e acolhedor, belíssimas paisagens, histórias, música, poesia, tranqüilidade ou aventura, comida gostosa… Anote: Minas Gerais é um trem bom!