Metropolitan Museum of Art (Met)
Metropolitan Museu of Art, New York - Foto Barão
Metropolitan Museu of Art, New York – Foto Barão

Metropolitan Museum of Art (Met)

Localização do Metropolitan Art Museum

Um dos mais importantes museus do mundo

Esse museu, apelidado carinhosamente de Met, só pode ser comparado ao Louvre de Paris e ao British Museum de Londres. O Met possui um dos maiores acervos de mundo de pinturas norte-americanas e de diversos países, de diferentes épocas, esculturas, arte decorativa, arte clássica antiga, oriental, egípcia etc. Da Pré-História até os dias de hoje, tudo o que o homem concebeu como artes plásticas você encontra no Met.

Acervo mais de dois milhões de peças

Mantido com fundos privados e coleções doadas por famílias milionárias como os Rockefeller, Morgan, Altman, Astor e Lehman, o Met tem dinheiro e isso ajuda muito. O museu conseguiu reunir um extraordinário acervo de mais de 2 milhões de peças. Por isso mesmo, nem sonhe em “reservar uma tarde para conhecer todo o Metropolitan”. Se olhasse por 8 horas diárias durante apenas 30 segundos para cada peça, você precisaria de mais de um mês para conseguir ver todas… Portanto, a primeira coisa é decidir o que você deseja ver. Há no saguão principal, logo na entrada, uma central de informações. Como o museu é gigantesco, com vários andares e um sem-número de salas, o melhor é perguntar onde fica o que você quer ver. O museu tem um site muito bem organizado e mesmo que seu inglês não seja dos melhores, dá para dar uma navegada, ver fotos das peças e obter informações sobre sua localização. Veja mais informações no final do post.

Vídeo sobre o Metropolitan Art Museum

Um museu bem projetado

Felizmente, o Met não apenas possui um fabuloso acervo mas também é um dos museus melhor projetados do mundo, com excelente iluminação, peças bem expostas e espaços agradáveis, onde é possível dar uma parada e tomar fôlego. Se houver diversas obras que você deseja ver situadas em salas diferentes, estude com calma o mapa do museu que lhe será fornecido quando comprar o ingresso e organize um itinerário lógico. O museu é dividido em seções.

As coleções

O Metropolitan Museum of Art é um dos maiores museus do mundo, comparado ao British Museum e ao Louvre. De fato, são tantas seções sobre temas ou mais variados que é difícil ver tudo num mesmo dia. Talvez vocês seja obrigado  a escolher o que mais lhe interessante e ficar nisso. Conheça as diferentes coleções do Metropolitam Museum of Art

Dicas para visitar o Met
  • Se um dos seus principais interesses de sua viagem a Nova York é visitar o Met, procure viajar durante a baixa estação. Mais de 5 milhões de pessoas visitam o Met anualmente e, na alta temporada, são grandes as chances que um grupo de excursionistas vindo da Alta Ezogobóvia se coloque na frente daquele Rembrandt que você sempre sonhou conhecer.
  • Como a visita ao Met é demorada, chega um momento em que você precisa dar uma parada para descansar as pernas, comer e beber. Para isso existem no museu restaurante self-service, bar e cafés. Uma ótima escolha quando o clima permite, entre maio e outubro, é o Roof Garden Café, no último andar do Met, com vista linda do Central Park.
  • O Met aceita CityPass; é um bom meio de se livrar de filas e economizar.
  • Modere-se na “bagagem”. Não é permitido entrar no museu com mochilas, malas, pacotes, sacolas, bolsas nem guarda-chuvas. Para guardá-los existe uma chapelaria que, porém, não aceita objetos muito grandes. Se pensa em fazer compras no mesmo dia, visite o museu antes.
  • Fotografias sem uso de flash são permitidas, mas é proibido filmar dentro do museu.
  • O Met é acessível a cadeirantes e há entradas no nível da rua na 5th Ave. e na 81st St.
  • O museu abre todos os dias da semana. Fecha apenas em alguns dos principais feriados.
  • Antes de ir, selecione o que ver no site www.metmuseum.org (escolha o idioma Português e clique em Coleção).
Essas coisas acontecem…

As civilizações que se desenvolveram na Mesopotâmia alguns milênios antes de Cristo foram das mais importantes da Antigüidade. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso, poderá constatar ao vivo as qualidades dos sumérios, acádios, hititas, babilônios, assírios e persas pelo material reunido pelo Met. Um riquíssimo acervo sobre essa civilização encontrava-se no Museu de Bagdá quando o país foi invadido por tropas norte-americanas. Na época, o então Secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, mandou que os soldados defendessem os poços de petróleo, mas não deslocou um só homem para proteger esse museu, que foi alvo da cobiça de ladrões. Questionado pelos meios culturais americanos e de outros países, horrorizados com a pilhagem de um patrimônio que, afinal, é de toda a humanidade, Rumsfeld, com sua habitual sensibilidade, retrucou: “Nas guerras, essas coisas acontecem…”

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro