Mendoza

Turismo em Mendoza, Argentina, como ir, atrações turísticas, vinícolas, vinhos, hotel, dicas de viagem, gastronomia, compras, transportes.

Mendoza, a cidade dos vinhos

Mendoza é uma das maiores cidades argentinas, agradável para se passear, com um bom comércio, ótima infraestrutura hoteleira e muitas atrações também em seus arredores, com vistas lindas, como o Parque Nacional do Aconcagua e a Puente del Inca. Mendoza é também a capital da Província de Mendoza, onde fica San Rafael, ouro centro produtor de vinhos e com paisagens curiosas nos arredores, como o Pozo de Las Almas.

Mapa de Mendoza e região

Como ir a Mendoza

 Avião

O aeroporto El Plumerillo fica a 10 km da cidade. Há vôos diretos de Buenos Aires (1h50) e de Esquel (0h30).

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

 Carro

De Buenos Aires (1.050 km) pela RN 7; de Córdoba (680 km) pegue a RN 20 e depois a RN 142.

 Ônibus

De Buenos Aires (Terminal Retiro), 14h; de Santiago do Chile, 6h30; de Córdoba, 7h15.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Melhor época

Veja informações sobre a melhor época para ir a Mendoza

Atrações turísticas

Um dos mais antigos centros urbanos argentinos, Mendoza foi fundada em março de 1561 pelo governador do Chile, García Hurtado de Mendoza, e teve uma grande importância na história, não somente na Argentina, mas de todo o continente. Foi de Mendoza que San Martín partiu em 1817 com seu exército para libertar o Chile e outros países da América colonial espanhola.

Mendoza é uma grande cidade da Argentina, mas não tem, nem de longe, a agitação de Buenos Aires. Cortada por largas avenidas, e cheia de belas praças e parques, que formam um verdadeiro xadrez retangular e simétrico, é uma cidade que permite ao visitante se orientar facilmente. Aliás, seguindo o exemplo de Buenos Aires, a maioria das quadras tem 100m de comprimento; fica fácil calcular as distâncias.

Embora Mendonza seja uma cidade antiga, não possui uma arquitetura de especial interesse, pois teve praticamente todos seus prédios históricos destruídos por sucessivos terremotos. A reconstrução após os violentos tremores de 1861, quando a cidade foi literalmente arrasada, deu-lhe o aspecto planificado que tem hoje.

Situada numa região desértica e muito seca, junto da Cordilheira dos Andes, no caminho natural para quem vai ao Chile, Mendoza é, entretanto, uma cidade agradabilíssima e um excelente ponto de partida para visitar lugares bem interessantes em seus arredores, como o Aconcagua, a Puente del Inca e as vinícolas.

Microcentro

É formado pela enorme Plaza Independencia e quatros praças satélites menores: Plaza Itália a sudoeste, Plaza Chile a noroeste, Plaza San Martín a nordeste e Plaza España a sudeste. O agito fica no Paseo Sarmiento, na Mitre, na Av. San Martín, na Patricias Mendocinas e vizinhanças.

Plaza Independencia

Essa grande área de jardins é o centro histórico de Mendoza, lugar onde os mendocinos se encontram para passear, ler, namorar e paquerar. Ao anoitecer funciona no local uma feira de artesanato.

Museu de Arte Moderno

 End. Plaza Independencia. Obras de artistas argentinos contemporâneos.

Basílica de San Francisco

End. España esq. c/ Necochea. A igreja favorita dos mendocinos guarda a imagem da Virgen de Cuyo, protetora do Ejercito de los Andes, formado por San Martín em Mendoza para combater os espanhóis.

Parque San Martín

End. España esq. c/ Gutierrez. O mais lindo parque de Mendoza, em estilo europeu, obra do paisagista francês Carlos Thays, é decorado com estátuas, um espelho d’água, um roseiral e fontes. Do Cerro de la Gloria, uma elevação no parque, tem-se uma vista privilegiada da cidade e dos Andes. No topo fica o Monumento al Ejercito de los Andes, inaugurado em 1911.

Av. Las Heras

Principal artéria comercial de Mendoza, com todo tipo de loja; um bom lugar para comprar artigos de lã e de couro.

Museo General San Martín

 End. Av. San Martín, 1843. Armas, uniformes, documentos e objetos que pertenceram a San Martín.

Museo del Área Fondacional

End. Alberdi esq. c/ Vidella Castillo.  Maquetes de Mendoza em diferentes épocas.

Terraza Jardín Mirador

End. Pl. España. Jardim “suspenso” situado no andar superior do imponente edifício da prefeitura, com vista da cidade e da cordilheira.

Saiba mais sobre os vinhos de Mendoza e visita às bodegas

Dicas

Há onibus diretos e diários da rodoviária de Mendoza para Santiago do Chile. A passagem não é cara. É necessário um documento de identidade para adquiri-la. (O Chile não exige passaporte dos brasileiros que viajam a turismo; basta o RG em bom estado). As paisagens são lindas e os ônibus, confortáveis. A viagem toma um tempo variado, entre 5h30 e 7h ou até mais, dependendo da época do ano, do fluxo de turistas e da burocracia da fronteira. Mesmo no verão, agasalhe-se, pois a fronteira fica a quase 3.000m e o frio é bravo. Tenha consigo sanduíches e água, mas não entre no país com plantas ou frutas cruas, que são proibidas. De carro, utilize a RN 7. São aproximadamente 380 km em ótima estrada, toda asfaltada e com lindas vistas.

Informações úteis

Hotéis em outras regiões da Argentina

A Argentina em imagens

Maquina fotografica

 

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

La Rioja

La Rioja, na região argentina do Cuyo, é uma das cidades onde você pode se hospedar para visitar os Parques Talampaya e Ischigualasto.

Estâncias jesuíticas de Córdoba

Estâncias jesuíticas de Córdoba, na Argentina: Caroya, Jesús María, Santa Catalina, Alta Gracia, Candelaria e San Ignacio. Dicas para visitá-las.

San Juan

Turismo em San Juan,na região do Cuyo, na Argentina, como ir, o Parque Provincial de Ischigualasco, o Valle de la Luna, atrações, dicas.

Arredores de Mendoza

Mendonça, turismo, arredores, vinícolas, Ponte del Inca, o Parque Naciona del Aconcagua, San Rafael, Uspallata.paisagens, dicas, como ir, atrações.

Córdoba, Argentina

Turismo na cidade de Córdoba,a terra de Chê Guevara, na Argentina: como ir, dicas de viagem, principais atrações, as estâncias jesuíticas.

Rafiting en San Rafael, Argentina

San Rafael

Turismo na Argentina. San Rafael, Província de Mendoza, atrações, como ir, os vinhos, as bodegas. informações, dicas de viagem.

Parques do Cuyo

Parques do Cuyo, na Argentina: Ischigualasto, Talampaya, Valle de la Luna. Como ir, atrações, dicas sobre a visita aos parques.