Os melhores destinos para o verão 2017
por Lúcio Martins Rodrigues
Por diversas razões, selecionamos para o verão 2017 destinos somente no Brasil, no Chile e na Argentina. Uma das razões da escolha foi o clima. Estamos sugerindo, além de praias e calor no Brasil, opções para aqueles que não curtem temperaturas elevadas e preferem um friozinho: mesmo no verão, no sul da Argentina e Chile não faz calor. Assim, agradamos a gregos e troianos ou, mais exatamente, a calorentos e friorentos!
É verão no hemisfério sul e o “friozinho” não se compara ao inverno rigoroso do norte dos EUA, do Canadá e da Europa. Para quem curte calor, claro, existem, no hemisfério norte, destinos como o Caribe, mas há lugares no Brasil, muito mais próximos, não tão caros e equivalentes em beleza às ilhas caribenhas.
A segunda razão da escolha sul-americana é o custo da viagem, já que o euro e o dólar ainda estão caros para os brasileiros. É verdade que alguns destinos na América do Sul, sobretudo no Brasil, podem não estar tão baratos, pois estamos em plena alta estação. Quem quiser pagar menos deve deixar sua viagem para a primeira quinzena de fevereiro ou para o começo de março, depois do Carnaval.
Recomendamos a quem quer detalhes sobre cada lugar, que clique nos destinos que selecionamos e veja como ir e onde se hospedar, anote as dicas e curta as fotos.
Brasil
Destinos com as melhores praias brasileiras, para quem quer calor, sol e mar:
Litoral norte de São Paulo
Guarujá – Bertioga – São Sebastião – Ilha Bela – Caraguatatuba – Ubatuba
Litoral sul do Rio de Janeiro
Paraty – Ilha Grande – Trindade
Roteiro de carro: as praias da rodovia Rio-Santos
Uma viagem de carro passando pelos principais destinos de Guarujá ao Rio de Janeiro pela Rio-Santos, acompanhando o litoral paulista e o fluminense.
Litoral norte do Rio de Janeiro
Búzios – Cabo Frio – Arraial do Cabo
Litoral do nordeste
Alagoas – Maceió
Bahia – Porto Seguro – Ilhéus – Praia do Forte – Salvador – Porto Seguro
Ceará – Jericoacoara – Canoa Quebrada – Fortaleza
Paraíba – João Pessoa
Pernambuco – Porto de Galinhas – Olinda
Rio Grande do Norte – Natal
Sergipe – Aracaju
Santa Catarina
Argentina e Chile
Os destinos abaixo são interessantes para quem quer fugir do calor do verão brasileiro. Mesmo no verão, no sul da Argentina e do Chile faz um pouco de frio e, no extremo sul, frio mesmo! Apenas o Deserto do Atacama, no Chile, tem clima quente e seco durante o dia (sem excessos) e fresco à noite. A Patagônia Atlântica (parte litorânea do sul da Argentina) tem temperaturas amenas.
Nessa seleção de destinos na Argentina e no Chile você tem opções de lagos, montanhas com picos nevados, lindas paisagens, impressionantes glaciares, parques nacionais de rara beleza e o visual do deserto mais seco do mundo, o Atacama, com lagunas, gêiseres, termas e passeios a cavalo, de bicicleta ou de jeep.
Argentina
Patagônia Andina
Bariloche – Ruta de los Siete Lagos – Glaciar Perito Moreno
Patagônia Atlântica
Terra do Fogo
Chile
Patagônia chilena
Torres del Paine – Puerto Natales – Pucón e Região dos Lagos – Chiloé
(Terra do Fogo Chilena)
Mapa da América do Sul