Marrakech: uma cidade de cheiros e cores
As impressões
Marrakech impressiona pela variedade de cheiros: shishe-kebabs (espetinhos de carne moída de carneiro) grelhados na brasa, couro cru nas oficinas de artesãos, madeira resinosa, incenso, essências e temperos. Cada cidade marroquina tem seu soukh (mercado), mas o mais interessante é o de Marrakech. Todo coberto, é enorme e dividido em uma infinidade de corredores que assemelham-se a um labirinto e onde se vendem artigos de madeira, roupas, tecidos tingidos, bijuterias, artesanatos típicos, objetos de couro, cerâmicas etc.
Mapa de Marrakech
Como ir
Não há voos diretos do Brasil para Marrakech. Você terá que tomar um vôo para Madri, Paris, Roma ou Londres e de uma dessas capitais europeias pegar uma conexão para Casablanca, o aeroporto porta de entrada do Marrocos. Depois um trem ou ônibus o levará até a cidade.
Veja passagens aéreas e pacotes
Melhor época
Evite o verão que é muito quente e lotado de turistas porque corresponde às férias europeias. Prefira a primavera, o outono, ou mesmo o inverno que não é rigoroso.
Hotéis em Marrakech
Você pode optar por se hospedar na área moderna da cidade, onde há hotéis mais novos no estilo ocidental, ou na Medina, o bairro árabe tradicional, mas onde a maioria dos hotéis é simples.
Escolha e reserve seu hotel em Marrakech
Atrações turísticas
Mesquita Koutobia
Entre as várias atrações do bairro antigo de Marrakech estão a mesquita Koutobia; o palácio Dar Si Said, no qual funciona o museu de artes do Marrocos; a Medersa, escola religiosa islâmica de Ben Youssef; e o palácio el Badii, estes últimos do século XIV.
Os Atlas
Nos meses mais frios, pode-se ter uma belíssima vista dos Montes Atlas a partir da piscina dos Jardins de Menara, em meio a bosques de oliveira; é um dos mais agradáveis passeios da cidade.
Os costumes
Os costumes mudaram muito no Marrocos, que está cada vez mais adotando costumes ocidentais. Pela tradição, o homem podia se casar, de uma só vez, com mais de uma mulher.
Casamento para turista ver
Em shows oferecidos em hotéis de Marrakech, a cerimônia é reproduzida, sendo os “noivos” escolhidos entre os presentes: veja a esposa “principal”, com roupas mais sofisticadas, ao lado do noivo, que se veste de branco, e as duas “secundárias”.