Mariana

Mariana, Minas Gerais

Mariana: patrimônio arquitetônico e tranquilidade

Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, tida como a cidade mais antiga do Estado, está festejando seus 309 anos. Em suas ruas, construções do séc. XVIII estão bem preservadas e a cidade conserva ainda seu ar provinciano.

Mapa de Mariana

Como ir

Carro

 Distância de Belo Horizonte: 80 km

Ônibus

 Partidas diárias de Belo Horizonte

Avião

O aeroporto mais próximo é o da Pampulha, em Belo Horizonte.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Mariana

Dê preferência a hotéis situados no cento histórico.

Escolha e reserve seu hotel em Mariana

Melhor época

Mariana pode ser visitada o ano todo, mas o inverno, julho principalmente, é mais agradável, tem shows e festivais.

O grande número de visitantes chega a Mariana durante a Semana Santa, atraídos pela bela Procissão das Almas e pela encenação da Paixão de Cristo. Em suas igrejas e museus estão guardadas verdadeiras relíquias, obras do Aleijadinho e pinturas de Athayde. Essas igrejas e monumentos são tombados como Patrimônio Histórico pelo Iphan.

Vídeo sobre Mariana, imagens aéreas

Atrações em Mariana

Catedral da Sé

Na Catedral da Sé está o precioso órgão que chegou da Alemanha em 1753 e que, recuperado em 1984, está hoje em pleno funcionamento. Os concertos ocorrem às sextas-feiras às 11h e aos domingos às 12h15.

Museu Arquidiocesano

Está instalado em um prédio do séc. XVIII, possui mais de duas mil peças de Arte Sacra. É considerado o mais rico e completo de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Fica aberto de terça a domingo das 9 às 17 hs.

Capela de Seminário Maior São José

Possui duas escadarias cravejadas em topázio e sua construção foi inspirada na Capela Sistina.

Outras igrejas

Entre as igrejas tombadas pelo Iphan estão também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com pinturas de Athayde, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco, Arquiconfraria, Capela de Santana, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja de São Pedro.

Museus

Entre os museus estão: o Museu do Livro, com obras literárias que influíram na Inconfidência Mineira e o Museu da Música, único do gênero no Brasil.

Mariana conta com boa estrutura para hospedagem de visitantes e para quem gosta de uma compra, muitos ateliês de artistas plásticos e artesanato de pedra sabão, tapeçarias e esculturas podem ser encontrados na cidade.

No mês de Julho, com as festividades do aniversário da cidade de Mariana, há o Festival de Inverno com shows de música, apresentações teatrais e manifestações religiosas.