Mariana: patrimônio arquitetônico e tranquilidade
Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, tida como a cidade mais antiga do Estado, está festejando seus 309 anos. Em suas ruas, construções do séc. XVIII estão bem preservadas e a cidade conserva ainda seu ar provinciano.
Mapa de Mariana
Como ir
Carro
Distância de Belo Horizonte: 80 km
Ônibus
Partidas diárias de Belo Horizonte
Avião
O aeroporto mais próximo é o da Pampulha, em Belo Horizonte.
Veja passagens aéreas e pacotes
Hotéis em Mariana
Dê preferência a hotéis situados no cento histórico.
Escolha e reserve seu hotel em Mariana
Melhor época
Mariana pode ser visitada o ano todo, mas o inverno, julho principalmente, é mais agradável, tem shows e festivais.
O grande número de visitantes chega a Mariana durante a Semana Santa, atraídos pela bela Procissão das Almas e pela encenação da Paixão de Cristo. Em suas igrejas e museus estão guardadas verdadeiras relíquias, obras do Aleijadinho e pinturas de Athayde. Essas igrejas e monumentos são tombados como Patrimônio Histórico pelo Iphan.
Vídeo sobre Mariana, imagens aéreas
Atrações em Mariana
Catedral da Sé
Na Catedral da Sé está o precioso órgão que chegou da Alemanha em 1753 e que, recuperado em 1984, está hoje em pleno funcionamento. Os concertos ocorrem às sextas-feiras às 11h e aos domingos às 12h15.
Museu Arquidiocesano
Está instalado em um prédio do séc. XVIII, possui mais de duas mil peças de Arte Sacra. É considerado o mais rico e completo de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Fica aberto de terça a domingo das 9 às 17 hs.
Capela de Seminário Maior São José
Possui duas escadarias cravejadas em topázio e sua construção foi inspirada na Capela Sistina.
Outras igrejas
Entre as igrejas tombadas pelo Iphan estão também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com pinturas de Athayde, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco, Arquiconfraria, Capela de Santana, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja de São Pedro.
Museus
Entre os museus estão: o Museu do Livro, com obras literárias que influíram na Inconfidência Mineira e o Museu da Música, único do gênero no Brasil.
Mariana conta com boa estrutura para hospedagem de visitantes e para quem gosta de uma compra, muitos ateliês de artistas plásticos e artesanato de pedra sabão, tapeçarias e esculturas podem ser encontrados na cidade.
No mês de Julho, com as festividades do aniversário da cidade de Mariana, há o Festival de Inverno com shows de música, apresentações teatrais e manifestações religiosas.