Acessar o sumário • Acessar o índice remissivo
Marche: principais atrações
Ancona • Loreto • Jesi • Grotte di Frasassi • Parque Regional do Conero
• Urbino • Pesaro • San Leo • San Marino • Ascoli Piceno
Mapa do Marche
A origem do nome
O nome Marche significa “marcas”, no sentido de limites do território atribuído pelo papa a Carlos Magno, quando foi coroado imperador do Sacro Império Romano-germânico no ano 800. Durante a Idade Média, em meio a disputas entre papas e imperadores, algumas cidades da região do Marche tornaram-se independentes, como Urbino que, governada pela família Montefeltro, consagrou-se como um importante pólo artístico do Renascimento sob o domínio do duque Federico di Montefeltro.
Ainda existe, incrustada no território do Marche, na fronteira com a Emilia Romagna, uma relíquia histórica, reminiscência medieval: um estado independente que nunca se incorporou à Itália. Estamos falando, é claro, da minúscula San Marino, a mais antiga república do mundo.
Vídeo de turismo sobre o Marche, na Itália
Em 1532, Cesare Borgia, filho do papa Alexandre Borgia, conquistou, em nome de seu pai, a região, que foi incorporada aos Estados Pontifícios. Porém, muito antes disso, o Marche já fora habitado pelo povo piceno (que deu nome à cidade de Ascoli Piceno) e havia sido colônia grega, tendo Ancona como principal centro urbano e importante porto no Adriático, até cair nas mãos dos romanos no século III a.C..
A herança arquitetônica desse rico passado espalha-se por lugares como Urbino, Ancona, Ascoli Piceno, San Leo, Urbania, Jesi e Pesaro.
A beleza natural do Marche é outro de seus atrativos: cortada pelos altos picos dos Apeninos, a região tem magníficas paisagens, um litoral cheio de belas praias e, na Península de Conero, paredões a pique sobre o mar cor de esmeralda. Surpreendentes formações rochosas podem ser vistas nas cavernas de Frasassi, perto de Jesi.
Como ir
O Aeroporto di Ancona-Falconara, no Marche recebe voos das principais cidades italianas
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar no Marche
Escolha e reserve seu hotel no Marche
Como conhecer o Marche
O interior montanhoso e rural do Marche não é muito bem servido por grandes linhas ferroviárias e autoestradas, que se concentram sobretudo no litoral, onde ficam as maiores cidades da região.
Mesmo assim, de trem é possível visitar os pontos de maior interesse, exceto Urbino. A principal linha férrea acompanha o litoral e liga Ancona a Loreto, ao sul, e a Fano e Pesaro, a noroeste. A outra linha, que leva a Roma, serve a Jesi, e há um ramal até Ascoli Piceno.
Para ir a Urbino, o único transporte público é o ônibus, que é também uma alternativa para percorrer o interior. A companhia Reni (<comp./> www.anconarenibus.it). A estação rodoviária de Ancona fica na Piazza Cavour.
Embora o carro possa ser muito útil no Marche, fora das autoestradas o deslocamento é lento. As duas principais autoestradas que cortam o Marche são a A24, que vai de Teramo a Roma, e a A14, que acompanha a costa.
Sites de turismo sobre o Marche
Marche: turismo. Oficial.
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos