Madre de Deus, Bahia
Madre de Deus, Bahia
Made de Deus, Baia

 

Madre de Deus

Madre de Deus, outro município do Recôncavo Baiano com PIB alto e povo pobre, situa-se em uma ilha acessível por uma ponte. As instalações da Petrobrás ocupam 60% do território, mas sobra espaço para muitas atrações turísticas.

Inicialmente habitada por índios tupinambás, a ilha foi colonizada por padres jesuítas, que lhe deram o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus do Boqueirão. A povoação ficou vinculada à Freguesia de São Francisco da Barra do Sergi do Conde (hoje São Francisco do Conde) desde 1669 e integrou-se a Salvador em 1947.

Mapa de Madre de Deus

Madre de Deus, a arquitetura e as belezas naturais

Madre de Deus conserva velhas igrejas, casario do século XIX e as fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. A área, de grande beleza natural, compreende um trecho da Mata Atlântica, manguezais e restingas. A cidade conta com estrutura para hospedagem e tem restaurantes. Atenção, casais em lua-de-mel, uma iguaria local é o caldo de sururu, que dizem ser afrodisíaco… No Porto Mirim, barcos de aluguel fazem passeios ao redor da Ilha de Madre de Deus e travessias para as outras ilhas. Dê uma olhada no artesanato local nas caprichadas rendas de bilro, tapeçarias, miniaturas de barcos e trabalhos em madeira e conchas de moluscos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus

Localizada sobre uma colina, esta igrejinha com detalhes barrocos foi erguida em 1670 pelos jesuítas. Do mirante, em frente à igreja, tem-se vista panorâmica do Recôncavo. End. Pça. da Matriz.

Vídeo de turismo sobre Madre de Deus

Igreja Sagrada Família

Data de 1661 e pertence à Ordem dos Frades Menores Franciscanos, responsáveis por obras sociais na região. Mantém centro comunitário e creche. Quem quiser ajudar pode depositar um trocado na caixinha do templo. O povo pobre do local agradece. End. R. Frei Godofredo Raulf, 2

Praia da Costa

Várias praias bonitas ficam em Madre de Deus e suas proximidades. Esta, perto da Capela de Nosso Senhor do Bonfim, é urbanizada, tem calçadão e ciclovias e águas tranqüilas.

Ponta do Suape

Junto a esta praia há dois edifícios históricos: a Casa dos Dois Leões e a Casa de Antônio Balbino, ex-governador da Bahia. É uma praia bonita, mas o mar ali é perigoso para banhistas.

Ilha de Maria Guarda

Habitada por pescadores, é freqüentada pelo povo local e por turistas. Possui trilhas em meio à vegetação de Mata Atlântica.

Ilha Coroa do Capeta

Trata-se mais exatamente de um banco de areia atravessado por trechos de vegetação típica de manguezais. O lugar é desabitado; leve guarda-sol, esteira, água e lanche. A 2 km do Terminal Marítimo de Madre de Deus, bem em frente à Ilha das Vacas.

Atrações turísticas

O Recôncavo Baiano não se limita à badalada Itaparica. Todo o Recôncavo Baiano possui povoados interessantes, atrações, ilhas e muita coisa para se ver e fazer.
Confira as atrações turísticas do Recôncavo Baiano.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Salvador