Lisboa e a magia de sua música

Lisboa e a magia de sua música

Lisboa é o berço do Fado, gênero musical que é um dos maiores símbolos da identidade e da tradição do povo português e que hoje se reinventa nas vozes de fadistas contemporâneos.

Muito mais do que uma canção, o Fado é a mais pura expressão da “alma” de Lisboa e do sentir português, sempre acompanhado pelos acordes solenes e melancólicos da guitarra portuguesa.

Consagrado e reconhecido internacionalmente, sua sonoridade apresenta um ritmo dotado de uma característica única e marcante, que ilustra em suas letras e interpretações, muitos capítulos do cotidiano e da vida de seus compositores.

O Fado é considerado uma marca indissociável da cultura e tradição da capital lusa há mais de dois séculos, tendo sido distinguido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Mapa de Lisboa

Amália Rodrigues, uma lenda do fado

Não tem como tratar o Fado sem mencionar o nome de Amália Rodrigues (1920-1999). Considerada uma das mais brilhantes cantoras do século XX, Amália tornou-se conhecida mundialmente como a “Rainha do Fado”. Foram mais de cinquenta anos de carreira emprestando sua voz e talento para a composição de aproximadamente 170 álbuns, editados em 30 países, e mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo.

Falecida em 1999, Amália faz parte da herança cultural de Lisboa e de Portugal, sendo a maior embaixadora do Fado no mundo e a principal estrela deste gênero musical. Prova de sua importância é a existência da Fundação Amália Rodrigues (www.amaliarodrigues.pt), em Lisboa, que abriga a Casa-Museu em homenagem a cantora, e do rosto da fadista estar definitivamente gravado, em calçada portuguesa, no bairro de Alfama, em pelo coração de Lisboa. Criado pelo artista de arte urbana Alexandre Farto, a peça, denominada “Calçada”, foi inaugurada em julho deste ano.

A talentosa geração do novo fado

Atualmente o gênero é representado e propagado mundialmente por uma geração talentosa, que faz a transição do fado tradicional para o novo fado, apresentando em suas letras e melodias propostas originais e autênticas, sem esquecer sua tradição poética.

Neste cenário vale destacar inicialmente as performances de três cantoras: Mariza, que comtempla o público com o virtuosismo de sua música, Ana Moura, dotada de um volume vocal impecável, e Carminho, cantora e compositora de letras e musicalidade intensa. Elas são consideradas as maiores fadistas da atualidade e com reconhecimento internacional.

A lista dos mais conceituados nomes do Fado português da atualidade traz também o refinado gosto poético de Aldina Duarte, a autenticidade de Camané, a influência cabo-verdiana e alentejana de António Zambujo, o entusiasmo juvenil de Gisela João, a modernidade musical de Cuca Roseta, a voz e a viola de Marco Rodrigues, as releituras clássicas de Pedro Moutinho, e o fado mais alegre e dançante de Raquel Tavares, além do brilho dos veteranos Carlos do Carmo e António Chainho.

A história e a geração contemporânea

O Museu do Fado

Para conhecer melhor o universo e a história da canção de Lisboa é imprescindível uma visita ao Museu do Fado, localizado em Alfama. Ao longo da exposição é apresentada a história do fado desde o seu início, no século XIX, até os dias atuais, a evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das casas de fado, e o percurso biográfico e artístico de dezenas de fadistas (www.museudofado.pt).

As legítimas Casas de Fado

Há quem diga que o Fado só pode ser bem entendido depois de escutado, e para isso é necessário conhecer uma legítima Casa de Fados, em Lisboa. Nestes locais os visitantes ou amantes do gênero poderão vivenciar todo o ambiente e rituais ligados à canção de Lisboa, e escutar esta linguagem feita de emoções.

Nos bairros históricos da cidade encontram-se diversos estabelecimentos que apresentam espetáculos regulares, com artistas residentes. Na região de Alfama os apreciadores poderão visitar as principais casas de fado da cidade: Bacalhau de Molho, Casa de Fado Marquês do Lavradio, Clube de Fado, Taverna d’El Rey e Páteo de Alfama. No Bairro Alto também existem renomados estabelecimentos: A Severa, Café Luso, O Faia, O Forcado. Já na região da Lapa sugere-se uma passagem pelo Sr.Vinho e, em Alcântara, pelo Timpanas.

Casas de Fado: http://www.visitlisboa.com/Conteudos/Menu-Principal/Cultura/Fado.aspx?lang=pt-PT

Para mais informações sobre Lisboa acesse:  www.visitlisboa.com

Facebook https://www.facebook.com/visitlisboa

A matéria acima foi gentilmente cedida pela A Associação Turismo de Lisboa tem como objetivo promover Lisboa como atrativo turístico acessível e estimulante aos turistas brasileiros. Acesse: www.visitlisboa.com

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.