Dicas para turistas LGBT no Rio de Janeiro

Dicas para o público GLS

Rio de Janeiro:  LGBT Friendly Tips

by André Ranzatti
autor do livro Amores no Masculino

Se você já se decidiu pelo Rio de Janeiro como destino para sua próxima viagem, prepare-se: você terá dias bem ocupados (ou não…) na Cidade Maravilhosa; tudo depende da sua disposição. Ficar fazendo nada na praia é uma das melhores coisas que já se inventou. Para curtir este prazer, vá direto para Ipanema. O público LGBT no Rio de Janeiro se encontra bem em frente da Rua Farme de Amoedo. Ali você pode alugar sua cadeira e sua “barraca” (como os cariocas chamam o guarda-sol). Tudo o que você precisa fazer é levantar o braço que alguém virá para te servir.

Mapa do Rio de Janeiro

Todas as tribos se encontram nas areias das praias cariocas

Como praia é um programa totalmente democrático, todas as tribos se encontram na areia. Não se esqueça do protetor solar e dos óculos de sol, pois é mais que provável que você precisará deles. Além dos garotos e garotas cariocas, não se espante ao ver gringos e mais gringos de todas as procedências. São americanos, italianos, argentinos e estrangeiros de várias outras nacionalidades que já conhecem a cidade ou que vão ao Rio justamente para comprovar aquilo que já ouviram falar. O programa praia se estende durante todo o dia. Normalmente as pessoas começam a ir embora no final da tarde, junto com o por do sol.

As dicas para o público LGBT no Rio de Janeiro

– Na própria Farme de Amoedo você encontrará um bom número de restaurantes onde você pode ficar para uma refeição. Nas ruas paralelas também se encontram diversas opções.

– Dependendo da época que você estiver no Rio, poderá ir a festas como a X-Demente, que rolam na Fundição Progresso, ao lado dos Arcos da Lapa. Com certeza você ficará sabendo de todas as festas na praia mesmo. Os promoters das festas circulam pelas areias e distribuem flyers de tudo o que acontece na cidade. No cair da noite, se prepare pois existem boas opções para dançar e ferver. A conhecida Le Boy, em Copacabana, é a maior boate gay do Rio de Janeiro. Você também pode tentar dar uma passada no Galeria Café, em Ipanema. O espaço fica cheio, principalmente nas noites de quinta-feira. Mas a noite ainda não acabou; se você tiver fôlego e disposição, dê uma esticada no Dama de Ferro, também em Ipanema. O lugar é conhecido pelos after hours que rolam por lá. Não fique surpreso se encontrar rostos conhecidos entre os frequentadores. A galera descolada sempre está por lá.

– Depois de um dia de praia e balada, por que não um passeio mais calmo? O dia seguinte pode começar maravilhosamente bem se o café da manhã for no Forte de Copacabana. Isso mesmo, lá dentro do Forte você pode tomar seu café da manha em uma filial da famosa Confeitaria Colombo. Chegue cedo, principalmente se o dia estiver ensolarado, e curta a paisagem: a vista da praia de Copacabana. Se quiser conhecer a Confeitaria Colombo original, a que foi fundada em 1894, você terá que ir até o centro da Cidade. O lugar é um exemplo da arquitetura art nouveau e belle époque carioca e sempre foi o ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais.

– Para o almoço, você pode tentar um dos vários restaurantes que ficam no charmoso bairro do Leblon, residência dos endinheirados e famosos do Rio de Janeiro. É mais que comum cruzar com os atores e atrizes da novela das oito nas ruas do bairro. Saia a pé e conheça as charmosas lojas, cafés e livrarias.

– Depois de muita caminhada, uma parada para um café na Livraria da Travessa é uma boa opção. A que fica na Rua Visconde de Pirajá em Ipanema é bastante charmosa e cheia de tentações para os ouvidos, os olhos e o paladar. Na parte superior, o café é bonito e fica ao lado da seção dos CDs e DVDs. É pura tentação. Você pode comer alguma coisa enquanto folheia algum livro ou ficar de bobeira olhando as pessoas que passam. Lembre-se quão prazeroso pode ser ficar parado olhando as pessoas que passam à sua volta. Os parisienses sabem muito bem do que estou falando.

Seja o que quer que você procura na Cidade Maravilhosa, faça sua mala, peça para alguém tomar conta do seu animalzinho de estimação e jogue-se na cidade. Com certeza você terá alguma boa história para contar na volta para casa.

Informações práticas

Como ir

A cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do mesmo nome, tem ligações rodoviárias e aéreas praticamente com todo o país. O Rio de Janeiro possui dois aeroportos, o Santos Dumont e o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim ou do Galeão,o quarto mais movimentado do Brasil, situado a 20 km do centro, na Ilha do Governador. Linhas de ônibus, táxis e transfers transportam passageiros do aeroporto ao centro. Veja detalhes no site da Infraero

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Rio de Janeiro

Escolha e reserve seu hotel no Rio de Janeiro

Restaurantes no Rio de Janeiro

Restaurantes no Rio de Janeiro que se destacam pela originalidade
e qualidade de seus menus

Vida Noturna

Bares no Rio de Janeiro