Itacaré

Sobre Itacaré

Itacaré na Costa do Cacau era uma aldeia indígena. Com a chegada do padre jesuíta Luis Grã, foi construída a capela do arcanjo São Miguel, dando origem a um vilarejo que, em 1731, veio a ser a cidade de São Miguel da Barra do Rio de Contas, hoje Itacaré.

Como ir

A porta de entrada para Itacaré é a cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Quem chega a Ilhéus de avião pode pegar ônibus ou alugar um carro.

Avião

A TAM, a Varig e a Nordeste possuem vôos diários para Ilhéus, a 65 km de Itacaré. De Ilhéus há ônibus para Itacaré ou você poderá alugar um automóvel.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

De Salvador seguir pela BR-101 até Itabuna, depois pegar a BR-415 por 36 km para chegar a Ilhéus. A partir de Ilhéus há um percurso de 65 km pela BA-001, até o centro de Itacaré.

Ônibus

Do Terminal Rodoviário de Ilhéus para Itacaré, o trajeto leva em torno de 1h45.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel ou pousada em Itacaré

Melhor época

A região pode ser visitada em qualquer época do ano, as águas são quase mornas. Quem puder evitar o período de férias escolar, faça-o.

Os banhistas terão praias com ondas mansas entre dezembro e março. A partir de abril o mar se torna mais agitado e começa a atrair surfistas. Entre junho e setembro as ondas podem alcançar até 3 metros de altura. Bom para os surfistas, mas quem estiver com crianças deve ficar atento. De setembro a dezembro as ondas vão se tornando menores.

Vídeo sobre Itacaré

Atrações turísticas

Esportes radicais

Itacaré reúne belíssimas paisagens naturais, como muitas praias e cachoeiras e o estuário do Rio de Contas. Também oferece opções para os que desejam percorrer trilhas, fazer rafting, surfar ou encontrar grupos que ensinam aos interessados como praticar capoeira ou tocar berimbau e atabaques.

Vida noturna e barzinhos

A alta temporada em na cidade dura apenas dois meses, durante o verão (exceto para os surfistas, pois as maiores ondas ocorrem no inverno). É no verão que a noite se torna super agitada e os bares e restaurantes se animam. Nos demais meses do ano, o agito noturno fica por conta de, nos finais de semana, dançar um bom forró, que funciona a partir da meia-noite até o amanhecer. Se a noitada foi longa, no dia seguinte, após o café, encare um banho de cachoeira: você estará pronto para outra!

Dica

Algo que não se pode perder em Itacaré é um passeio de canoa pelo Rio de Contas. O percurso é lindíssimo e dá acesso a várias cachoeiras.

Texto de Aninha Gonçalves, do guia de viagens GTB Bahia. Saiba mais sobre o guia da Bahia.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador