Ir ao Chile de carro ou de moto

Ir ao Chile de carro ou de moto: informações e dicas sobre viagens rodoviárias do Brasil ao Chile de automóvel ou de moto.

Torres del Paine, ponte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De carro ou moto

Carro

É possível chegar ao Chile de carro ou moto por diferentes caminhos. Isso dependerá do que deseja visitar por lá e de qual estado brasileiro partirá. Em qualquer caso terá que atravessar a Argentina. Você pode pegar a BR 116 na direção sul e no Rio Grande do Sul seguir para Uruguaiana, cidade gaúcha na fronteira com a Argentina, utilizando a BR 290 (Rodovia Osvaldo Aranha), que passa por Porto Alegre, São Gabriel e Alegrete. Outra opção é entrar na Argentina por Foz do Iguaçu (uma oportunidade para dar uma espiada nas famosas quedas). Nesse caso, de Curitiba pegue a BR 277 ou faça São Paulo-Londrina-Cascavel-Foz do Iguaçu.

As opções de estradas

A partir do Rio Grande do Sul há várias opções. Quem quer passar pela capital argentina pode atravessar o Uruguai (aproveitando para visitar Montevidéo e Punta del Este). Partindo de Porto Alegre você pode chegar ao Uruguai por Pelotas, Bagé ou Santana do Livramento. Depois siga para Punta del Este ou Colônia do Sacramento. É onde embarcará seu veículo em um ferry-boat da empresa Buquebus. A viagem até Buenos Aires toma 3 horas.

Uma vez na Argentina, você terá que passar por Santa Fé e Córdoba ou então Rosário e Junin para alcançar Mendoza, a última importante cidade argentina antes da fronteira com o Chile, para quem vai para Santiago.

Importante: no inverno a fronteira ou trechos da estrada entre Mendoza e Santiago poderão estar fechados.

O Atacama

Caso deseje ir para o deserto de Atacama de carro (saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro), o ideal é entrar por Foz do Iguaçu, depois seguir para Posadas-Corrientes-Salta-Jujuy. Então pegue a estrada para a Quebrada de Humahuaca e entre à esquerda na Ruta 52 até a fronteira chilena, para chegar ao Passo de Jama. Nesse caso é absolutamente indispensável encher o tanque em Susques, a 180 km da fronteira. Essa é a última cidade argentina onde você encontra combustível e um pequeno hotel com restaurante. Eventualmente é o caso de dormir em Susques e prosseguir viagem no dia seguinte. No inverno informe-se se a fronteira está aberta.

Para roteiros mistos no sul atravesse a fronteira na altura de Bariloche para visitar Puerto Varas. Se estiver em El Calafate (ainda mais ao sul), para chegar a Puerto Natales ou Torres del Paine terá de fazer um desvio até Esperanza (pelo menos para abastecer). Depois pegue a indicação para Rio Turbio. Aliás, encha o tanque em cada uma dessas cidades, pois você percorrá grandes distâncias sem encontrar nenhum posto de gasolina. Ter com você água mineral e unas empanaditas também é uma boa ideia.

Equipamentos para o carro

Antes de partir, você terá que fazer uma boa revisão no automóvel e checar todos os equipamentos de segurança. Deverá ainda ter, obrigatoriamente, os seguintes acessórios:

  • Cabo de aço de pelo menos 2m com sistema de engate (para o caso de precisar ser rebocado.)
  • 2 espelhos laterais e encosto para a cabeça
  • Caixa de primeiros socorros
  • Ferramentas básicas, chave de roda, lanterna

São recomendáveis: cabo para ligar bateria de dois carros diferentes (“chupeta”); mapas, caneta, caderneta de anotações; canivete tipo suíço multiúso; um saco de dormir para ser usado em uma emergência.

Importante

O uso de equipamentos não originais que resultem no aumento do comprimento (ou largura) normal do veículo é expressamente proibido na Argentina, por onde você vai passar para chegar ao Chile. O artigo 29 da Lei Nacional de Trânsito, de nº 24.449, proíbe “defensas, ganchos y todo aquello que exceda en las dimensiones laterales y de longitud del vehículo”. Isso inclui o engate de reboque, proibido também no Brasil, que muitos brasileiros adoram colocar na traseira de seus veículos, embora nunca reboquem nada.

Moto

Ir do Brasil ao Chile de moto não é para qualquer um, mas reservada apenas a motoqueiros experientes. Não adianta possuir uma moto há cinco ou mais anos, se a usa raramente e quase sempre em estradas asfaltadas. O ideal é rodar pelo menos uns cinco mil quilômetros no Brasil, o suficiente para ganhar confiança em você mesmo e na moto.

Viajar do Brasil ao Chile é uma longa viagem. O melhor, aliás, é formar um grupo de amigos e encararem juntos a aventura. Não deixe de fazer uma revisão em sua motocicleta em um bom mecânico. O ideal é que sua moto seja nova. Se não for deve estar em muito boas condições.

Que moto escolher para a sua viagem

Teoricamente, até com uma 125 CC você pode viajar pela América do Sul, mas será em um ritmo mais lento, pois terá que respeitar os limites da máquina. Motoqueiros experientes consideram que uma 650 CC ou 750 CC “fora de estrada” (off-road) é o ideal.

Não precisamos recomendar: todo motoqueiro que se preze sabe que ter roupas adequadas, capa de chuva, óculos escuros e kit de primeiros socorros é indispensável.

Muna-se de um bom mapa, trace um roteiro inteligente e informe-se sobre o estado das estradas, sobretudo em regiões sujeitas a nevascas. Cuidado com as estradas de rípia, onde é fácil derrapar. Mantenha o tanque cheio e fique atento com relação à autonomia da motocicleta: na Patagônia nem sempre é fácil abastecer.

Mapas

Cada vez mais pessoas usam o GPS. Mas, para aqueles que não têm é aconselhável dispor de um mapa rodoviário grande e detalhado. Você pode quebrar um galho com mapas do site do Automóvil Club de Chile. E, em qualquer lugar que tenha wi-fi é possível consultar os mapas do Google.

Para orientá-lo nos trechos dentro do Brasil, há mapas no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (www.dnit.gov.br). Se for com carro próprio terá de atravessar a Argentina. Compre por lá um mapa da YPF ou da Firestone, vendidos em postos de combustível e bancas de jornal (quioscos).

Informações práticas

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