Informações para quem vai à Argentina

Avenida 9 de Julio, Buenos Aires

Dicas e informações para quem vai à Argentina

Mapa da Argentina

Consulados do Brasil

BUENOS AIRES Abre de segunda a sexta-feira das 10h às 13h. Carlos Pellegrini, 1363, 5º andar (Recoleta) Tel. 4515-6500
CÓRDOBA End. Av. Ambrosio Olmos, 615, Tel. 529-0708
MENDOZA End. Peru, 789, Tel. 423-0939
PASO DE LOS LIBRES R. Bartolomé Mitre, 918, Tel. 425-444/441
PUERTO IGUAZÚ (fronteira com Paraná) Av. Córdoba, 264, Tel. 421-348, Plantão: (0248) 8091816 e (0414) 486-6746

Comunicação de furto ou perda de cartões de crédito

Em primeiro lugar, entre em contato com a central de seu cartão e comunique a perda. Depois faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
Importante: Antes de sair do Brasil fale com seu gerente ou com a administração de seu cartão e anote o contato para caso de perda ou roubo de cartão de crédito.

Horários de funcionamento

COMÉRCIO Em Buenos Aires, as lojas têm horários de abertura bem variado, mas em geral abrem das 9h às 20h. Nos principais shoppings, funcionam até as 22h. Em alguns bairros como Las Cañitas, Palermo Viejo, Palermo Hollywood, Bairro Norte e San Telmo, muitas ficam abertas até meia-noite. No interior, o comércio costuma fechar ao meio-dia para a siesta e só reabre às 15 ou 16h ou até mais tarde que isso, permanecendo abertas até às 20h ou 21h. Aos sábados, geralmente só abrem pela manhã, e fecham aos domingos.
BANCOS Abrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
CASAS DE CÂMBIO Abrem de segunda a sábado das 10h às 13h e das 16h às 20h30. Em Buenos Aires e em cidades turísticas como Bariloche, muitas não fecham para almoço e siesta.
RESTAURANTES, CAFÉS E BARES Costumam ficar abertos até de madrugada. Nos restaurantes, o almoço começa a ser servido a partir das 13h e o jantar a partir das 21h.

Visitas às atrações turísticas

Antes de visitar uma atração, leve em consideração o seguinte:
• Dias e horários de abertura e preços podem ser alterados sem prévio aviso. Portanto, devem sempre ser confirmados antes de você sair do hotel, para não correr o risco de dar com o nariz na porta. Além dos dias de fechamento semanal assinalados, muitas atrações também não abrem em feriados nacionais.
• A venda dos ingressos costuma se encerrar de meia hora a uma hora antes do horário de fechamento.
• Exige-se o uso de trajes compatíveis. Nas igrejas, por exemplo, não se pode entrar de bermudas, de minissaia ou de ombros de fora.
• Nos finais de semana certos museus de Buenos Aires podem ter filas; prepare-se.
• Geralmente não é permitido usar flash ou tripé para fotografar obras de arte. Em certos locais, não se autoriza tirar qualquer fotografia. Na dúvida, pergunte antes a um segurança.
• Em diversos museus, é proibido entrar portando volumes, inclusive bolsas, sacolas e mochilas; nesses casos, costuma haver um guarda-volumes na entrada.
• Você já deve saber disso: é rigorosamente proibido tocar em obras de arte e peças de valor histórico. Evite constrangimentos e controle as crianças para não manchar a reputação dos “niños” brasileiros.

Feriados nacionais

1º de janeiro – Ano Novo
1º de maio – Dia do Trabalho
25 de maio – Festa Nacional da Revolução de 1810
10 de junho – Dia das Malvinas
20 de junho – Dia da Bandeira
9 de julho – Dia da Independência
17 de agosto – Aniversário da morte de San Martín
8 de dezembro – Imaculada Conceição
25 de dezembro – Natal

Travessia de fronteiras

É proibido ter consigo frutas, mel ou plantas na travessia de qualquer fronteira. A medida foi adotada para evitar que pragas agrícolas de um país passem para outros.

Fuso horário

É o mesmo de Brasília. Lembre-se, porém, do horário de verão brasileiro, quando deste lado da fronteira passa a ser uma hora mais cedo do que na Argentina.

Gorjetas

A palavra gorjeta se diz propina em espanhol (não estranhe…). Aos garçons, costuma-se deixar 10%. Ao pagar conta de restaurante com cartão de crédito ou comer no restaurante do hotel onde está hospedado e colocar a despesa na sua conta para acertar no final de sua estadia, deixe a propina em dinheiro vivo. Habitualmente, dá-se propina aos motoristas de táxis e de remises deixando para eles o troco ou dando em torno de 10% da corrida.

Corrente elétrica

É de 220V.

Fumantes

Desde 2011, é  proibido fumar na Argentina em todo lugar público e fechado, exceto em pátios , terraços e outras áreas ao ar livre.

Sites selecionados

Secretaría de Turismo de la Nación Informações e links relativos a todas as províncias do país.

Parques Nacionais Argentinos Informações importantes para quem vai visitá-los.

Museus Argentinos

Site da Dirección Nacional de Vialidad Muito útil para quem vai alugar carro e dirigir em estradas na Argentina. Equivalente argentino de nosso Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Download de mapas rodoviários de todo o país e informações sobre as estradas argentinas.

Asociación de los Hoteles de Turismo de la Republica Argentina.

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.inks afins