Ilha do Mel

Ilha do Mel, Paraná

Acessível apenas de barco, a Ilha do Mel é um lugar paradisíaco, onde só é permitido a entrada de 5 mil pessoas por dia, a fim de preservar o local. A ilha é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e, mesmo pequena, em uma parte dela não é permitido visitas. A estrada é de terra, sem nenhum asfalto, não é permitido a circulação de carros e não tem iluminação pública.

Dicas

Pelos motivos que mencionamos, sapatos confortáveis e lanternas são imprescindíveis.  Cuidado com o excesso de bagagem. Na Ilha do Mel todo mundo anda de maiô ou shorts e camiseta. Mas é importante levar protetor solar, pós-sol, boné, tênis, lanterna, pilhas e equipamento para praticar seu esporte preferido. A natureza é o tesouro da Ilha do Mel, e preservá-la é essencial!

Mapa da Ilha do Mel

 Trinta e cinco quilômetros de praias

São 35 quilômetros de praias cercadas de floresta. A ilha tem cinco vilarejos, que são: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. As hospedagens e restaurantes são bem simples, mas agradáveis.

Tenha consigo dinheiro vivo – Vale lembrar também que não existe serviço bancário na Ilha. Verifique se o estabelecimento aceita cartões, e sempre carregue uma quantidade de dinheiro na carteira. Remédios, sobretudo aqueles de uso diário (tipo regulador de pressão) e artigos de higiene pessoal também devem ser levados de casa. A infraestrutura da Ilha não é grande coisa. Algumas pousadinhas são para lá de simples.

Vídeo do turismo sobre a Ilha do Mel

Como ir

 De avião

O Aeroporto Alfonso Pena fica a 11 km de Curitiba e a 80 km da Ilha do Mel. Você terá primeiro que ir até Curitiba. Há táxis e , em frente ao aeroporto, uma estação de metro (“Aeroporto, Linha Azul”) para Curitiba. Há também, das 05h30 às 00h30,  ônibus até Curitiba.  Na capital paranaense partem ônibus para Paranaguá. Há  trem, mas, infelizmente apenas aos domingos. A viagem é linda!. Em Paranaguá terá que tomar um barco para chegar à ilha.

Veja passagens aéreas e pacotes

De carro

De Curitiba, pela BR-277, chega-se a Paranaguá, um dos pontos de embarque para a Ilha do Mel. São apenas duas saídas: às 9h30 e às 15h30 (duas horas de travessia). Boa opção para quem não se sente confortável em longas viagens de barco é embarcar no distrito de Pontal do Sul, a 10 km de Paranaguá. Queremos lembrar que se você for passar uns dias na Ilha do Mel é inútil alugar carro. Na Ilha do Mel a circulação de veículos é proibida.

Distância de outras cidades: A Ilha do Mel fica a duas horas de barco de Paranaguá.

De ônibus

As viações Cometa e Kaissara têm linhas  para Curitiba, e de lá pode-se ir de trem ou ônibus até Paranaguá.

Onde se hospedar

Escolha e reserve sua pousada na Ilha do Mel

As praias de Encantadas e Nova Brasília reúnem a estrutura de hospedagem e restaurantes. Embora o ambiente seja rústico em ambas, a maioria (mas nem todas…)  pousadas é bem equipada.

Melhor época

Chove muito durante todo o ano e faz frio no inverno. As melhores épocas são na primavera e verão, antes das épocas de chuvas.

Atividades

Nova Brasília

No vilarejo de Nova Brasília, o istmo, uma faixa de terra estreita na Ilha do Mel, também é muito visitado. Na maré alta esta faixa de terra pode ficar encoberta.

Praia Grande

Para os amantes do surfe, a melhor praia é a Grande, ela é quase deserta, aberta para o mar e com boas ondas.

Forte Nossa Senhora dos Prazeres

Erguido no século XVIII na praia Fortaleza, a visita é uma convite a uma caminhada à beira-mar, considerada uma das melhores trilhas da Ilha. Chegando ao Forte, o visitante conhece canhões históricos e é brindado com uma maravilhosa vista panorâmica.

Melhores Praias

Praia de Fora

Superbadalada nos fins de semana, a Praia de Fora é ideal para surfistas na maré alta, e para banhistas se refrescarem nas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Localizado entre o morro do Farol e o morro do Joaquim, os dois extremos da praia possuem formações rochosas e poças cheias de vida marinha.

Praia de Fora das Encantadas

Recortada por ondas fortes e costa rochosa, dona de uma das mais belas paisagens da Ilha, a Praia de Fora das Encantadas abriga também a Gruta das Encantadas e a “praça de alimentação” – barracão com boxes e quiosques de lanchonetes e bares. Acesso a pé da Praia Encantadas.

Praia Encantadas

A praia mais badalada da Ilha tem vários quiosques, restaurantes e pousadas. Também é onde fica um dos patrimônios mais importantes, a Gruta das Encantadas. Um pouco deserta, é muito boa para quem quer fugir do agito da praia (ou casais que querem namorar em paz…) Encantada, possui certa infraestrutura com restaurantes e quiosques, que servem uns bons comes e bebes.

Trem de Curitiba para Paranaguá

Você pode aproveitar sua viagem à Ilha do Mel para dar uma parada em Curitiba e fazer um passeio de trem emocionante, pela Ferrovia Curitiba Paranaguá. Na época em começou a ser construída, em 1880, muita gente considerou a obra, com 110 km de extensão, um empreendimento impossível. Os trilhos foram assentados na encosta da serra junto a precipícios de arrepiar. Cerca de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos tiveram que ser construídos.

Há passeios diários, bate e volta de Curitiba para Morretes. Só aos domingos vai até Paranaguá. A viagem dura aproximadamente 3 horas. O trem parte de Curitiba para Morretes às 8h15 da manhã, chega a Morretes às11h15 e reparte às 15h. Às 18 horas está em volta a Curitiba.

Endereço da estação em Curitiba: Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80060-090

A empresa Serra Verde Express organiza as excursões.