História do Peru: o fim do Império Inca

O fim do Império Inca, o avanço espanhol, a tomada de Cusco, a destruição da sociedade incaica, as consequência na Europa.
Capa do livro Ouro Maldito dos Incas
O fim do Império Inca
O fim do Império Inca

O fim do Império Inca após a captura de Atahualpa

Se Atahualpa soubesse que os espanhóis eram muito mais perigosos que seu irmão… Se soubesse que, para detê-los, bastariam algumas centenas de arqueiros… Se soubesse que estava enfiando a cabeça na jaula do leão ao aceitar encontrar-se com Pizarro… Se seus súditos não tivessem tanto medo dos cavalos… Se o império não estivesse em guerra civil quando Pizarro desembarcou… Se algo tivesse saído errado no coup de main de Pizarro… Se Atahualpa tivesse escapado do cativeiro… Talvez a história dos últimos 500 anos tivesse sido muito diferente. Mas seriam “se” demais.

Mapa do Peru

Os anaconas

Os espanhóis tinham recrutado diversos anaconas, tribo que odiava os incas, que os dominavam. Entre eles havia um tipo denominado Felipillo, que logo aprendeu a língua dos estrangeiros. Inimigo dos incas, e de olho em uma das mulheres de Atahualpa, Felipillo criou uma intriga, dizendo que o imperador estava reunindo uma enorme quantidade de guerreiros para atacar a cidade. Logrou convencer Pizarro de que a morte do Inca acabaria com qualquer veleidade de resistência de seu povo. Depois de muita discussão entre os espanhóis e de um simulacro de julgamento em que foi acusado de ter matado seu irmão, de ser casado com uma irmã e de não aceitar a fé cristã, Atahualpa foi condenado à morte e executado.

Documentário sobre o fim do Império Inca

A tomada de Cusco em novembro de 1533

Os espanhóis, apoiados por povos que tinham sido submetidos pelo império incaico – entre eles os chimús, tradicionais rivais dos incas – entraram em Cusco em novembro de 1533. O que se seguiu foi uma pilhagem sem precedentes na História. Milhares de estatuetas de ouro, representando divindades, foram saqueadas, tendo-se como desculpa o fato de serem pagãs…
Hábil, Pizarro aproximou-se da nobreza inca e nomeou imperador Manco Cápac, irmão de Huáscar. Embora durante algum tempo tenha existido certa resistência ao invasor, comandada inicialmente pelo próprio Manco Cápac, que se voltara contra os espanhóis, o império acabara. Mesmo os anaconas, livres dos incas, dedicaram-se a saques.

A falta de habilidade dos incas em enfrentar os espanhóis

Os incas chegaram a tentar, com sucesso relativo, cavar armadilhas para os cavalos e rolar, do alto de elevações nos desfiladeiros, pedras sobre os espanhóis, mas raramente souberam enfrentá-los de forma organizada. Aliás, quando o fizeram, já era tarde demais, pois os brancos já tinham se tornado muito mais numerosos e bem armados, e haviam recrutado muitos nativos para sua causa. Pizarro foi para os incas o que Átila foi para os romanos: “o flagelo de Deus”.

As rivalidades entre os espanhóis

Com aquele ouro todo rolando solto, começaram as intrigas. Amigos de Almagro advertiam-no a tomar cuidado com Pizarro, enquanto este era aconselhado por seus irmão a livrar-se de seu sócio. A bem da verdade, Pizarro chegou a repreender seus irmãos por tratar mal a Almagro, obrigando-os a se desculparem. Mas a divisão entre os espanhóis acabou por se tornar inevitável, terminando em guerra civil. Almagro, derrotado, foi enforcado, sob a acusação de traição, em julho de 1538. Três anos depois, o próprio Pizzaro morreria assassinado pelo filho de Almagro e seus seguidores. O conquistador encontrara seu fim, mas o poder colonial já havia conquistado mais um enorme pedaço do Novo Mundo.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Leia sobre a História do Peru e da sociedade inca.

O Peru antes dos incas • As origens dos incas •  A civilização inca
Os espanhóis chegam ao Peru • A lei e a moral inca  • Curiosidades sobre os Incas
A estrutura social incaica  • A expansão do Império • Huáscar e Atahualpa
A captura de Atahualpa pelos espanhóis • O fim do Império Inca
As consequência da conquista

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

 

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Sacsayhuaman, Peru

História do Peru: Sacsayhuamán

História da tomada da fortaleza de Sacsayhuaman, vizinha de Cusco, pelos espanhóis, hoje o maior e mais importante conjunto de ruínas incas do Vale Sagrado.

Plaza de Armas de Lima, Peru

As consequências da conquista

História do Peru: as consequências da conquista espanhola na Europa da época, o ouro inca que impulsionou a Revolução Comercial e mudou a face da Europa.

Catedral de Cusco, Peru

Os espanhóis chegam ao Peru

História: os espanhóis chegam ao Peru. Veja como começou a conquista, em um momento em que o Império Inca era disputados por dois irmão inimigos

Lei e a moral incas

Curiosidades sobre o Império Inca. As leis e a moral Incaica eram severas. Qualquer desrespeito a elas resultavam em punições rigorosas, não raro com a condenação à morte do infrator.

Huáscar e Atahualpa

Os irmãos inimigos, que dividiram o Império Inca e facilitaram a conquista espanhola. Suas, diferenças, a guerra entre Cusco e Quito.

Construções incas em Machu Picchu, no Peru

As origens dos incas

As lendas sobre os primeiros incas e suas origens, a figura de Manco Cápac, o filho do sol.

Festa típica em Cusco, Peru

Incas, a expansão do império

A expansão do Império Inca; seus métodos para integrarem os povos conquistados, a importância da língua quéchua, falada pelos incas.