História de Portugal

História de Portugal: o período Mouro

Árabes no deserto - Foto- Augusto Janiski Jr CCBY

Os mouros

Em 711, mouros do norte da África cruzaram o estreito de Gibraltar e rapidamente ocuparam parte da Península Ibérica. Além de toda a Andaluzia foram ocupados (Sevilha, Granada, Córdoba) inclusive territórios que hoje fazem parte de Portugal, como o Algarve (em árabe, Al-Gharb), no extremo sul do país.

Rei de Portugal e do Algarve

Essa região, aliás foi a última a ser libertada do domínio mouro. Por esse motivo, após a tomada da região pelos reis cristãos, estes eram denominados “rei de Portugal e do Algarve”.

As contribuições tecnológicas dos mouros

Os cinco séculos de ocupação árabe trouxeram importantes contribuições tecnológicas na mineração e fundição de vários metais. A agricultura, por sua vez, beneficiou-se com a construção de moinhos, a introdução de novas técnicas agrícolas e novas culturas, como o arroz, e a instalação de sistemas de irrigação mais eficazes.

A relativa autonomia de cristãos e judeus durante o período muçulmano

Embora cristãos e judeus nos territórios ocupados pelos árabes devessem se submeter às leis islâmicas, ambas as comunidades tinham relativa autonomia. Os primeiros, chamados de moçárabes, eram em sua maioria agricultores e os segundos dedicavam-se principalmente ao comércio.

A influência islâmica na arte e na ciência

A conquista islâmica teve igualmente uma influência positiva nas artes e nas ciências, beneficiando a filosofia, a arquitetura, a navegação, a matemática e a astronomia. Até o azulejo “tipicamente português” tem, exceto nos motivos, origem árabe.

A influência árabe na língua portuguesa

A língua portuguesa conservou a estrutura latina, mas ganhou durante o período islâmico incontáveis palavras de origem árabe, como almirante, alface, álcool, algodão, açúcar, azeitona, azeite, garrafa, laranja, javali.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Cidade do Porto

HEscolha e reerve seu hotel na cidade do Porto