Booking.com

História da Argentina: da fundação de Buenos Aires ao Vice-Reinado

V

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Igreja de la Recoleta, Buenos Aires
Igreja de la Recoleta, Buenos Aires
Igreja de la Recoleta, Buenos Aires

Da fundação de Buenos Aires ao Vice-Reinado

No começo do século XVI, enquanto Pizarro e outros aventureiros espanhóis exploravam a costa peruana em busca do ouro e da prata que já sabiam existir em abundância no império inca, Juan Díaz de Solís, rumando ao sul pela costa do Atlântico à procura de um caminho alternativo, adentrou o largo estuário que viria a ser chamado Rio de la Plata (Rio da Prata).

Nuestra Señora del Buen Ayre

À sua incursão seguiram-se outras, até que, em 1536, Pedro de Mendoza inaugurou às margens do “rio” o pequeno porto de Nuestra Señora del Buen Ayre, logo destruído pelos índios. Em 1580, Juan de Garay, reconquistando o lugar, fundou uma cidadezinha que, criada nos moldes das demais colônias espanholas na América, praticamente se resumia à sede do governo e a uma igreja na Plaza Mayor. Os conflitos com os índios eram constantes; o próprio Garay foi morto por nativos em 1583.

O início da colonização

No primeiro século da colonização, Buenos Aires foi uma aldeia sem muita importância, até que a revolução comercial européia deu um grande impulso à economia local. Após diversas tentativas frustradas de atingir o Peru por via fluvial, os colonos voltaram-se para o lucrativo comércio marítimo, que tomava por vezes a forma de contrabando.

Buenos Aires no século XVIII

Só no começo do século XVIII Buenos Aires começou a ganhar contornos de uma verdadeira cidade, com a chegada dos jesuítas, que encarregaram os construtores italianos Giovanni Andrea Bianchi e Juan Baustista Primoli de reformar o Cabildo e construir as igrejas de Nuestra Señora de la Merced e Nuestra Señora del Pilar. A presença da Igreja Católica foi marcante na história da cidade, cujos bairros se formaram em torno de paróquias.

Buenos, capital do Vice-Reinado do Prata

Beneficiada pela condição de único grande porto exportador argentino, a cidade transformou-se em 1776 em capital do Vice-Reinado do Rio da Prata, ampliando sua crescente importância política e econômica. Até então, Buenos Aires, com 27.000 habitantes, não passava de uma das dezenas de províncias que compunham o Vice-Reinado do Peru.

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Informações práticas

Hotéis na Argentina

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Booking.com

Mais posts

O argentino Che Guevara

Turismo e cultura. História da Argentina, Chê Guevara: o mito sobre o contravertido personagem nascido em Rosário, no Nordeste da Argentina.