Cidade fundada pelos etruscos
Originalmente etrusca, em seguida romana, de aspecto tão medieval quanto Assis, Gubbio, na Umbria (Úmbria), é um antigo burgo inteiramente preservado, com ruelas, praças, passagens cobertas, pontes, torres, igrejas e palacetes. Construída sobre o Monte Ingino, com casas de pedra cobertas de velhas telhas de terracota, a cidade se destaca das terras baixas em volta. Caminhar por suas ruas é como voltar ao passado.
Mapa de Gubbio
Gubbio, como ir
Veja preços de passagens e pacotes para a Itália
Carro
De Perugia (40 km) utilize a S298.
Ônibus
Há ônibus diretos de Perugia (1h), que partem da Piazza Partigiani.
Trem
A estação ferroviária Fossato di Vico/Gubbio fica a 18 km da cidade, portanto quem vai de trem precisa depois tomar um ônibus ou táxi. De Perugia (1h a 2h30) há baldeação em Foligno (não compensa; é melhor o ônibus). Partindo de Florença (a partir de 3h15) também é preciso trocar de trem em Foligno. De Roma (2h a 3h) há trens diretos.
Hospedagem
Escolha e reserve seu hotel em Gubbio
Melhor época
Primavera e outono. Veja detalhes sobre a melhor época para viajar pela Itália
Atrações turísticas em Gubbio
Piazza della Signoria
O coração da cidade é a Piazza della Signoria. Os mais importantes edifícios do centro antigo são o austero Duomo românico do século XIII; o Palazzo Ducale, construído em 1480, com um pátio renascentista e salões decorados com afrescos; e o gótico Palazzo dei Consoli. Nesse palácio funciona o Museo Civico, onde estão expostas belas cerâmicas que tornaram Gubbio famosa na Idade Média, e as Tavole Eugubine, tábuas de bronze dos séculos I e II a.C. com inscrições religiosas em etrusco.
Piazza del Bargello
No fim da ultrapitoresca Via dei Consoli fica a Piazza del Bargello, onde estão o palácio de mesmo nome, do século XIV, e a curiosa Fontana dei Matti (“Fonte dos Loucos”). Segundo a lenda, quem der três voltas em torno dela perde a razão, com direito ao título de “Maluco Honorário de Gubbio”. A cidade não é lotada de turistas, mas candidatos ao título não faltam!
As Portas da Morte
Pode-se ver ainda no centro histórico que algumas casas tinham pequenas portas conhecidas como Porte della Morte. Segundo a tradição, eram destinadas à passagem de caixões. Ao que parece, na verdade eram portas alternativas para o caso de a cidade ser atacada e os moradores precisarem colocar barricadas nas portas principais. (Não era fácil viver na Idade Média!)
Entre outras atrações da cidade estão as ruínas de um anfiteatro romano e a igreja de San Francesco, do século XIII.
As festas de Gubbio
Corsa dei Ceri – Em Gubbio, cidade que, orgulhosamente, mantém vivas suas tradições, acontece todos os anos, desde a Idade Média, no dia 15 de maio, uma importante festividade: a Corsa dei Ceri. O ponto alto das comemorações é o transporte dos ceri, pesadíssimas peças de madeira de quatro metros de altura, da cidade até a Basilica di Sant’Ubaldo – uma subida e tanto! No alto de cada cero está a imagem de um santo: Ubaldo, Giorgio e Antonio. Cada um deles, padroeiro de uma das antigas corporações de Gubbio (pedreiros, comerciantes e agricultores) é carregado por seu “time”. As ruas ficam aglomeradas de gente que acompanha a corrida. O importante é não deixar os santos caírem. Por tradição, Santo Ubaldo tem de chegar em primeiro lugar!
Palio della Balestra – Outra festa folclórica de Gubbio, que ocorre no final de maio, é o Palio della Balestra, uma competição cujos participantes, vestidos à moda medieval, disputam tiro ao alvo com essa mortífera arma. (Para quem não sabe, a balestra dispara flechas a altíssima velocidade e com grande precisão, mediante o acionamento de um gatilho).
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos