Garden Route e outras atrações
O mais interessante mesmo é pegar a Garden Route em Capetown e ir visitando o litoral sul-africano.
Como ir
Veja preços de pacotes e passagens aéreas para a África do Sul
Mapa da Garden Route
Carro
Já tocamos nesse assunto antes: carro significa muita liberdade, mas na África do Sul roda-se à esquerda, como na Inglaterra, e os carros têm o volante à direita. Cabe a você avaliar se isso é um problema.
Ônibus
Há ônibus de Capetown que percorrem a Garden Route.
Onde se hospedar na Garden Route
Vídeo sobre a Garden Route
Garden Route
A Garden Route, na Província de Eastern Cape, é uma estrada pitoresca que corre entre encostas montanhosas de florestas perfumadas de um lado e praias selvagens de outro. De alguns mirantes, pode-se ver baleias durante a época do acasalamento. Essa estrada atravessa o Tsitsikamma National Park (o primeiro para quem vai de Port Elizabeth) e diversas cidadezinhas super animadas durante a temporada, além de lugares como Plettenberg Bay e a laguna de Knysna. Seguindo na direção oeste pela costa, passa-se por outro parque nacional: o Wilderness, no meio de lagos, rios, florestas e lagunas. É impossível percorrer a África do Sul sem passar por vários parques!
Johannesburgo
Johannesburgo, porta de entrada de quem vem do Brasil, é uma das maiores cidades do continente africano e o principal centro econômico e político do país. Não é, entretanto, uma cidade de interesse turístico, e lá não é prudente aventurar-se a esmo, pois o índice de criminalidade, inclusive de crimes violentos, é muito elevado. Soweto, ao lado de Johannesburgo, centro da resistência ao apartheid, é um gueto negro, da mesma forma que há verdadeiros guetos brancos superprotegidos. Os brancos que vão lá são quase sempre turistas em excursões.
Dicas de viagem
Cuidado especial com a segurança, principalmente para mulheres em Johannesburgo.
Importante: muito cuidado ao guiar na África do Sul, a mão nas estradas é inglesa, com o volante do lado direito.
Pretória
Pretória, a capital do país, a 55 quilômetros ao norte de Johannesburgo, é uma cidade mais bonita e tranqüila, famosa por seus parques e ruas arborizadas e apesar de bem mais simpática, também não é uma cidade turística. Uma curiosidade: os famosos jacarandás que enfeitam Pretória são brasileiros.
A aproximadamente 160 quilômetros de Pretória ficam duas famosas atrações da África do Sul: o Pilanesberg National Park, reserva de vida selvagem, e um dos mais luxuosos, extravagantes (e caros!) complexos turísticos do mundo: o Sun City, em plena jungle, o único seis estrelas do mundo.