Fortes coloniais da Cidade Baixa em Salvador

Forte de Sto. Antonio da Barra, Salvador

Fortes coloniais na Cidade Baixa em Salvador

Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat

Originalmente denominado Forte de São Felipe, teve sua construção iniciada no século XVI e serviu na defesa contra invasores holandeses. De contorno destacado na paisagem, ainda pertence ao exército e conserva velhos canhões. Em abril, durante a Semana do Exército, são encenadas ali representações teatrais de batalhas do período colonial. Do forte se avistam Salvador, a entrada da Baía de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica. End. R. Santa Rita Durão (Mont Serrat)

Mapa de Salvador

Forte de Santo Antônio da Barra

Construído entre 1591 e 1602 para defesa da Baía de Todos os Santos, recebeu sua forma atual em 1702, forma um harmonioso conjunto com o Farol da Barra, uma referência em Salvador. O Museu Náutico instalado em suas dependências expõe documentos, mapas e instrumentos que contam a história das grandes navegações. Tem café, loja e um mirante no andar superior. End. Pça. Almirante Tamandaré

Forte de Santa Maria

Foi construído no século XVIII para reforçar a defesa da entrada Baía de Todos os Santos, cruzando fogos com o Forte de São Diogo. End.  Av. Sete de Setembro

Forte de São Diogo

O forte de 1722 conserva sua tradição: diariamente, ao meio-dia, um de seus canhões dispara um estrondoso tiro. Em seu interior são apresentados vídeos sobre o sistema colonial português e realizadas feiras, exposições e outros eventos. End. Av. Sete de Setembro.

Vídeo sobre o forte de Santa Maria, em Salvador, Bahia

Forte de São Pedro

Foi construído entre 1646 e 1723 pelos portugueses na mesma elevação anteriormente ocupada pelos holandeses na invasão de 1624. Dali em diante, suas dependências foram utilizadas em episódios históricos relevantes. Em 1798/99, foi local de reunião dos participantes da Conspiração dos Alfaiates; em fevereiro de 1822, ali se estabeleceu o primeiro foco de resistência à Coroa Portuguesa e, em 1837, o forte abrigou os revoltosos da Sabinada. Foi ali que, em 1889, a proclamação da República foi anunciada aos baianos.  End. R. do forte de São Pedro.

Forte de Santo Antônio Além do Carmo

Após as invasões holandesas no século XVII, a necessidade de proteção do lado norte da cidade fez deu origem a essa fortaleza que, ao longo dos séculos, já serviu de prisão. Hoje ali funcionam centros de capoeira. End.Pça. Barão do Triunfo

Forte de São Marcelo

Construído em 1624 como posto avançado de defesa da cidade contra as invasões estrangeiras, o forte localizado em uma ilha, todo restaurado, tem iluminação cênica. Ali funcionam um museu, um auditório e um salão de eventos. End.Conceição da Praia, em frente ao Terminal Marítimo de São Joaquim, próximo ao Mercado Modelo.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes