A estrutura social incaica
A sociedade incaica, embora expansionista e guerreira, baseava-se na terra. Organizada de modo complexo, era capaz de assegurar o básico para a sobrevivência de todos. A maior parte da população era camponesa. Obedecendo a um sistema chamado mita, as comunidades (ayllus) forneciam mão-de-obra e parte do resultado de seu trabalho para o Estado, que controlava a produção.
Havia ofícios especializados, como os de ourives, oleiro, sacerdote, médico etc. Não se sabe ao certo se os que se dedicavam a essas atividades executavam também tarefas agrícolas comuns.
Uma estrutura agrária “socialista”?
Todos tinham terras para cultivar, mas não podiam vendê-las ou arrendá-las; cabia a cada um cuidar da área que lhe fosse destinada. Aqueles que, tendo recebido terras, não se ocupassem delas de forma adequada eram punidos.
Embora toda a terra pertencesse ao Estado, é um engano considerar a sociedade incaica como “socialista”. Pelo contrário, havia uma rígida hierarquia de classes, bem como outras características de notáveis sociedades antigas: a espartana e a japonesa medieval, guerreiras e aristocráticas; a egípcia, cujos faraós eram filhos do sol; e a romana, cujo império aculturava e incorporava as províncias. A sociedade inca foi, contudo, um modelo único de organização social no qual o Estado interferia em tudo na vida do indivíduo: do trabalho ao casamento, da religião ao local de moradia.
O Inca, considerado filho do sol
O Inca, considerado filho do sol, que tinha poder de vida e de morte sobre seus súditos, era uma espécie de “pai de todos”, chefe supremo de um Estado administrado por uma aristocracia mantida rigorosamente “na linha” pelo imperador. Essa aristocracia era formada por sacerdotes e pela nobreza – altos funcionários e militares.
A nobreza dividia-se em nobres de sangue e de privilégio. Os nobres de sangue, aparentados do Inca, formavam a panaca real, cujos membros – os panacas – ocupavam os mais altos cargos públicos. (O poder era rodeado de panacas, como ainda ocorre em certas sociedades contemporâneas…).
A nobreza
Os nobres de privilégio, situados numa escala social abaixo dos primeiros, eram aqueles recompensados pelo Inca ou chefes de tribos submetidas. Nobres podiam ter várias mulheres, uma casa melhor, mais gado e terras, mas eram severamente punidos à menor falta, pois supunha-se que, na condição de membros da elite, deveriam dar o exemplo de uma conduta impecável. Seus filhos estudavam na Casa do Conhecimento (Yachayhuasi) e recebiam esmerada educação que abrangia conhecimentos de história do império, artes militares, religião, geografia, gramática, direito, esportes e moral. Os ensinamentos eram decorados em forma de versos repetidos seguidamente pelos meninos. Os jovens nobres se preparavam para, quando adultos, participar da administração. Eram criados para se tornar servidores fiéis do império: incutia-se neles, desde crianças, forte noção de honra pessoal e de responsabilidade pela posição ocupada.
Os amautas
Havia ainda uma casta de sábios particularmente respeitados, os amautas, que foram exterminados pelos espanhóis, fazendo com que preciosos conhecimentos se perdessem.
O clero, numeroso e hierarquizado, era chefiado pelo Sacerdote Supremo, parente próximo do imperador, eleito pelo alto clero e por representantes do Inca, dos amautas e do povo.
Na base da escala social estava o povão, constituído pelos hatun runa, cidadãos comuns, que podiam exercer mais de uma atividade – tecer, plantar – e acabavam sendo encaminhados para o ofício que desempenhavam melhor. Os hatun runa eram obrigatoriamente monogâmicos e não recebiam educação formal. Já que estavam destinados ao trabalho braçal, não precisavam de muita sabedoria… Aprendiam ofícios com os pais ou com a comunidade, trabalhando a terra, iniciando-se em práticas guerreiras etc. As meninas aprendiam a tecer, a cozinhar e a executar outras tarefas consideradas femininas.
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