Estremoz, uma cidade branca
Estremoz tem, portanto, um Bairro Alto, medieval, a parte mais interessante da cidade, e um Bairro Baixo, moderno, com ruas e avenidas mais largas. Porém, o que chama a atenção em Estremoz é sua brancura. Além de os imóveis serem caiados anualmente, como é costume em Portugal, a cidade é o grande centro de extração do famoso mármore branco exportado para vários países e largamente utilizado em suas construções.
Mapa de Estremoz
Como ir para Estremoz
Carro
De Lisboa para Estremoz são 171 km; quase todo o trajeto é pela autoestrada A6. De Évora para Estremoz são 46 km.
Ônibus
Há conexões diretas de Lisboa pela Rede Nacional de Expressos (tempo de viagem: 2h). Há também ônibus entre Évora e Estremoz (tempo de viagem: 0h50).
Hotéis em Estremoz
Escolha e reserve seu hotel em Estremoz
Melhor Época
De final de setembro a abril. Depois fica muito quente.
Atrações turísticas
Como a grande maioria das cidades medievais, Estremoz foi construída sobre uma colina para facilitar a defesa do burgo em caso de ataque. Depois, em tempos mais tranquilos, a cidade se expandiu para áreas mais baixas.
Estremoz também é conhecida pelas cerâmicas coloridas e esmaltadas, sua marca registrada.
Palácio da Rainha Isabel
End. Lgo. Dom Dinis. Da construção do século XIII, só restaram o Paço da Audiência e a Torre das Três Coroas. O castelo foi inteiramente destruído no final do século XVII por uma explosão acidental no paiol de munições. Ao lado fica o Palácio da Rainha Isabel, hoje tranformado em uma das mais sofisticadas Pousadas de Portugal, toda ricamente mobiliada, com móveis de época e obras de arte. Onde é hoje o bar da pousada (que, naturalmente, tinha no século XVI outro aspecto) Dom Manuel I recebeu Vasco da Gama, quando este estava para partir rumo às Índias, e entregou-lhe com todas as honras um pavilhão português. Uma visita que você não pode perder. Para conhecer a pousada e para subir à torre, solicite autorização na recepção.
As rosas da rainha
Isabel, casada com o rei Dom Dinis, costumava dar umas escapulidas discretas do castelo levando sob seu manto pão para distribuir aos pobres. Um dia o rei desconfiou e perguntou o que ela levava consigo. Ela respondeu: São rosas. Quando o rei mandou-a abrir o manto, estava de fato cheio de rosas. Das duas, uma: foi milagre mesmo ou naquele dia a rainha optara por distribuir rosas aos pobres...
Paço da Audiência
Junto da Torre. Pode ser visitado se você solicitar autorização. Todo branco, com belas arcadas góticas, era o salão de honra do castelo. Escapou milagrosamente da explosão que destruiu o restante do edifício.
Capela da Rainha Santa
Também junto da Torre. Dedicada a Santa Isabel, a capela é toda revestida de azulejos com cenas de sua vida. Uma das cenas retrata o famoso Milagre das Rosas.
Museu Municipal
End. Lgo. Dom Dinis O museu de Estremoz funciona em um imóvel do século XIII que passou por sucessivas reformas até o século XIV. A coleção de cerâmicas, esculturas em madeira, objetos, bonecos e peças de arte religiosa nos permite ter um vislumbre do cotidiano do Alentejo no século XIX.
Rossio
Na velha praça no Bairro Baixo, funcionava no século XV um mercado onde os camponeses da região iam vender seus produtos. Atualmente, aos sábados pela manhã, artesãos expõem suas cerâmicas coloridas. Na mesma praça funciona o pequeno Museu Rural do Alentejo, com esculturas de cerâmica e madeira.
Igreja de Santa Maria
Construída no século XIV, expõe em sua sacristia algumas pinturas de primitivistas portugueses.
Atrações nos arredores de Estremoz
Evoramonte
A 16 km de Estremoz. A cidadezinha em si, na serra da Ossa, região ocupada por olivais, é cheia de ruelas decoradas com flores e casinhas brancas, mas não tem nada de realmente muito especial, a não ser por aspectos históricos: ali foi assinada a paz entre os miguelistas, conservadores partidários de Dom Miguel, e Dom Pedro IV (nosso Dom Pedro I). A construção do castelo de Evoramonte começou logo após a expulsão dos mouros em 1160. Depois disso o castelo passou por diversas reformas. A atual fortaleza (“Grande Torre”), ao gosto da Renascença italiana, foi mandada construir pelo Duque Dom Jaime no século XVI. É um monumento singular na arquitetura militar portuguesa: tem a forma de um quadrilátero regular, com quatro torres redondas, enfeitadas por cordões manuelinos.
Informações práticas sobre Portugal
Como ir a Portugal
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde dormir em Lisboa
Transportes em Portugal
Veja como circular por Portugal
Portugal em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.